COLUNA MOBILIDADE

Ciclistas vão ganhar estações de suporte mecânico gratuito para bicicletas no Recife

Serão dez estações equipadas com equipamentos básicos para a realização de pequenos reparos nas bicicletas, que ficarão disponíveis para qualquer cidadão, sem qualquer custo ou limite de uso

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 05/03/2022 às 9:00 | Atualizado em 05/03/2022 às 10:24
Notícia
X

A partir deste domingo (6/3), a Prefeitura do Recife estará disponibilizando para os ciclistas que pedalam pela cidade um suporte mecânico gratuito. Serão dez estações equipadas com equipamentos básicos para a realização de pequenos reparos nas bicicletas, que ficarão disponíveis para qualquer cidadão, sem qualquer custo ou limite de uso.

Uma ciclofaixa a 300 metros de cada cidadão. Essa é a promessa do Recife no Dia Mundial da Bicicleta



O projeto foi batizado de Salva Bike. As estações ficarão instaladas em pontos situados ao longo dos 36,5 km das ciclofaixas móveis de turismo e lazer, que atendem às Zonas Norte, Sul e Oeste do Recife. Os equipamentos, entretanto, poderão ser usados tanto nos dias de ciclofaixa - domingos e feriados nacionais -, como nos dias comuns, pelos ciclistas que usam a bicicleta como transporte, por exemplo.

Diego Nigro/PCR
As estações ficarão instaladas em pontos situados ao longo dos 36,5 km das ciclofaixas móveis de turismo e lazer, que atendem às Zonas Norte, Sul e Oeste do Recife - Diego Nigro/PCR

O uso será self-service, ou seja, cada ciclista fará os reparos e ajustes necessários em suas bicicletas. Não haverá funcionários para ajudá-lo. As estações oferecerão um suporte com ferramentas básicas para os reparos, além de bomba de ar para calibrar os pneus. O acesso será livre, a qualquer dia e horário, segundo a prefeitura.

As estações ficarão fixas no chão e, para evitar furtos, estarão localizadas em locais com muita circulação de pessoas, como praças. As ferramentas estarão presas por cabos de aço.

O lançamento do Salva Bike acontecerá às 10h do domingo, na estação instalada no Parque das Graças, na Zona Norte do Recife, e será comandada pela secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

Tags

Autor