COLUNA MOBILIDADE

Confira os horários e dias em que o trânsito do Recife é mais perigoso

O perfil foi traçado no Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 21/03/2022 às 15:36 | Atualizado em 21/03/2022 às 15:37
Notícia
X

O perigo no trânsito do Recife tem dia e hora certos para acontecer. E meses com maior frequência também. Não que o perigo não seja permanente, mas ele é mais evidente em alguns turnos, dias da semana e meses do ano.

Recife, mesmo com a pandemia, é a capital mais congestionada do Brasil. De novo

O perfil foi traçado no Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que reuniu dados do trânsito da capital entre 2017 e 2020.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A madrugada é o horário mais letal do trânsito, ou seja, que mais provoca mortes e ferimentos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


HORÁRIOS MAIS PERIGOSOS NO TRÂNSITO

A madrugada é o horário mais letal do trânsito, ou seja, que mais provoca mortes e ferimentos, embora o volume de veículos tenha uma redução superior a 60% em relação ao dia. Essa associação se deve a fatores de risco, como apontado no relatório: excesso de velocidade e consumo de álcool pelo motorista.

Esse perigo da madrugada também é alimentado pelo fato de que o Recife é a única capital brasileira que há 16 anos desliga todos os equipamentos de fiscalização eletrônica da cidade das 22h às 5h por determinação da Justiça de Pernambuco, acionada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

No relatório, a letalidade dos sinistros entre 2017 e 2020 foi de 0.214 de madrugada, enquanto o turno da noite ficou em segundo lugar (0.077), seguido pela manhã (0.049) e tarde (0.039).

Em relação ao registro de sinistros de trânsito (a definição não é mais acidente. Entenda a razão) sem vítimas, o horário mais perigoso é o da tarde, seguido da manhã e da noite - o que, mais uma vez, tem relação com o volume de veículos circulando nas ruas.

Em 2020, por exemplo, 38% dos sinistros foram registrados à tarde, 35% pela manhã, 22% à noite e 4% de madrugada. Esses percentuais se repetem, com a mesma média, em 2019, 2018 e 2017.

DIAS MAIS PERIGOSOS NO TRÂNSITO

O Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária do Recife também revela uma oscilação entre os dias da semana para identificar os que são mais suscetíveis aos sinistros de trânsito. Engana-se quem pensa que são os sábados e domingos.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Recife é a única capital brasileira que há 16 anos desliga todos os equipamentos de fiscalização eletrônica da cidade das 22h às 5h por determinação da Justiça de Pernambuco, acionada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


Entre 2017 e 2020, cada ano teve uma peculiaridade. Mas, de forma geral, as segundas, quartas e sextas-feiras merecem destaque. Mas em 2020, por exemplo, os dias de terça-feira foram os que mais tiveram sinistros de trânsito, com 261 ocorrências.

Nos anos de 2019 e 2018, o destaque foram as terças-feiras, com 326 e 285 registros, respectivamente. Enquanto que em 2017 a predominância se deu nas segundas-feiras (293).

Entre os meses, a oscilação é menor. Novembro e dezembro lideram em todos os anos. Na verdade, a concentração dos sinistros de trânsito é percebida no segundo semestre dos anos.

Tags

Autor