COLUNA MOBILIDADE

Uso de máscaras segue sendo obrigatório no transporte público do Grande Recife

Governo de Pernambuco promete detalhar as flexibilizações do uso do equipamento no transporte público da Região Metropolitana do Recife nesta terça-feira (29)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 28/03/2022 às 14:58 | Atualizado em 29/03/2022 às 11:43
Notícia
X

Matéria atualizada no dia 29/3/22, às 11h

Embora o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 tenha decidido que, a partir desta terça-feira (29/3), não será mais obrigatória a utilização de máscaras em ambientes abertos, o equipamento seguirá sendo exigido no transporte público coletivo.

Pelo menos nos ônibus e metrô. Ou seja, os operadores e fiscais podem impedir o acesso de passageiros a esses equipamentos se estiverem sem máscaras. O mesmo vale para os terminais de ônibus, integrados com o metrô ou não.

A Coluna Mobilidade tinha informado que o uso seria desobrigado nos terminais, mas o governo de Pernambuco informou nesta terça-feira (29) que a exigência segue valendo.

 

 

O transporte público do Grande Recife tem 26 terminais integrados, que são a base do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e por onde passam quase um milhão de pessoas todos os dias.

Embora o Metrô do Recife seja gerido pelo governo federal, fica subordinado às regras sanitárias estaduais.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Ônibus da RMR já estão ganhando adesivos orientando os passageiros sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras. Passageiros sem o equipamento serão barrados - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

DETALHES

Os critérios da flexibilização para o transporte público serão detalhados pelo governo do Estado nesta terça, durante entrevista coletiva, durante entrevista coletiva, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, gestora do sistema de transporte por ônibus da RMR.

O anúncio de liberar o uso obrigatório das máscaras nos ambientes abertos foi feito nesta segunda (28) pelo governador Paulo Câmara e é baseada nos recentes dados de saúde do Estado, que registraram, no último sábado (26.03), a sétima semana consecutiva de queda nos índices da covid-19 em Pernambuco.

Fernando Frazão/Agência Brasil
Um dos pontos da ação, inclusive, determina que os passageiros só andem sentados e que, para isso, as empresas de ônibus coloquem nas ruas frota suficiente. No caso de descumprimento das medidas, a multa diária será de R$ 10 mil - Fernando Frazão/Agência Brasil
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O uso, entretanto, deverá ser desobrigado nos terminais de ônibus, integrados ou não - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Além dos casos, óbitos e solicitações de vagas em UTI estarem em patamares baixos, o índice de positividade nos exames processados chegou a 0,95%, o menor número desde o início da pandemia.

“Essas importantes medidas só estão sendo possíveis pela atitude de cada pernambucano e cada pernambucana que, desde março de 2020, compreendeu que só chegaríamos ao ponto atual respeitando as recomendações sanitárias e levando a sério a prevenção”, frisou o governador Paulo Câmara.

CONFIRA O NOVO DECRETO DE FLEXIBILIZAÇÃO 

 

Também foi liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol. Mas atenção: permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Passageiros com máscaras no vagão da linha 4 do metrô - Rovena Rosa/Agência Brasil

Tags

Autor