COLUNA MOBILIDADE

Vídeo mostra colisão frontal entre BRT e ônibus na PE-15, em Olinda

Imagens mostram a violência do choque, que deixou feridos no Corredor de BRT Norte-Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 31/03/2021 às 13:45 | Atualizado em 31/03/2021 às 16:44
Notícia
X

As primeiras imagens da colisão entre um BRT e um ônibus convencional no trecho do Corredor Norte-Sul que corta Olinda, no Grande Recife, mostram a violência do choque. Revelam, ainda, que o BRT estava embalado antes de colidir frontalmente com o ônibus que seguia no sentido contrário. E que a péssima qualidade do pavimento do Corredor Norte-Sul - reclamação antiga de todos e até alvo de investigações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) - também contribuiu para o evento de trânsito.

Nas imagens é possível ver o BRT passar rapidamente por uma estação de embarque e desembarque de passageiros e, ao fazer a “leve” curva existente na saída de muitas delas ao longo do corredor, passa por um desnível no pavimento e já é projetado para o lado esquerdo, no sentido da pista contrária. Na sequência há o choque com o ônibus. Um pedestre é visto no canto direito do vídeo parado, como se esperasse para atravessar. É claro que são observações iniciais, sem a perícia devida.


O Consórcio Conorte, que opera os dois veículos envolvidos na colisão, afirmou que a imagem será analisada com cuidado e periciada. E que também busca outras informações a partir dos coletivos porque toda a frota do consórcio têm sistemas de GPS, Telemetria e contam com tacógrafo.

CONFIRA
Passageiros feridos em colisão de ônibus no Grande Recife têm direito a ressarcimento de seguro do setor de transporte

PAULO DANIEL/ JC IMAGEM
Colisão entre ônibus convencional e BRT no corredor exclusivo da PE-15 deixa feridos e motorista preso às ferragens - PAULO DANIEL/ JC IMAGEM
PAULO DANIEL/ JC IMAGEM
Conorte diz que vai analisar a imagem com calma - PAULO DANIEL/ JC IMAGEM
PAULO DANIEL/ JC IMAGEM
Nas imagens se vê um pedestre no canto direito do corredor, aparentemente esperando para atravessar - PAULO DANIEL/ JC IMAGEM

A COLISÃO
A colisão frontal entre o ônibus convencional e o BRT aconteceu na manhã da segunda-feira (29/3), no trecho da PE-15 na altura do bairro Cidade Tabajara, em Olinda. No impacto, o motorista do BRT ficou preso às ferragens, mas sobreviveu e não corre risco de morte. Pelo menos dez passageiros dos dois veículos tiveram ferimentos leves. Os coletivos faziam as linhas Pelópidas/Conde da Boa Vista e Prefeitura do Recife/Pelópidas.

 

Tags

Autor