Menos de 6% das cidades brasileiras financiam o transporte público
Constatação é feita em Anuário realizado pela Associação das Empresas de Transporte Urbano (NTU) e tem como parâmetro experiências nos sistemas de São Paulo (SP), Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR)
Financiamento do transporte público ainda é um sonho. Menos de 6% das cidades brasileiras dão incentivos Embora o Brasil tenha mais de dois mil municípios com sistemas de transporte público urbano regular - segundo o IBGE -, apenas 158 deles contam com algum tipo de incentivo aos sistemas.
Os dados, divulgados no Anuário da Associação das Empresas de Transporte Urbano (NTU) deixam evidente quanto o financiamento do transporte público ainda é um sonho no País.
CONFIRA a série de reportagens A MORTE DO BRT
Transporte público: 10,8 milhões de passageiros deixaram os ônibus com a pandemia
Transporte público: frota de ônibus no Brasil é a mais velha em quase 30 anos
O total de municípios que ajudam os sistemas de ônibus representa menos de 6% (5,8%) do total de cidades. São 2.073 municípios e somente 158 dispõem de algum subsídio para além da tarifa cobrada ao usuário.
CONFIRA o Anuário na íntegra:
Anuario_NTU2021-2022 by Roberta Soares
- O pós-pandemia exige financiamento social do transporte público
- Transporte ferroviário de passageiros retoma força no Brasil com projeto de financiamento pelo governo federal
- A morte do BRT: financiamento do transporte público é responsabilidade de todos
- Transporte público: conheça oito fontes de financiamento para melhorar o serviço no Brasil
Por isso, a necessidade de ampliar as fontes sociais de financiamento do transporte público. Confira algumas sugestões:
- Aplicativos de transporte remuneram a cidade pela via utilizada;
- Uso de estacionamentos rotativos ou de longa duração;
- Orçamento público
- Multas de trânsito: 30% do valor cobrado para custear o transporte público;
- Multas pelo transporte irregular de passageiro;
- Taxa sobre pólos geradores de tráfegos;
- Tarifa de congestionamento de vias públicas;
- Compartilhamento de gastos do transporte público com Estados e União.
CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FINANCIAMENTO SOCIAL DO TRANSPORTE PÚBLICO
A publicação da NTU aborda os subsídios públicos aos passageiros e aponta oito fontes extratarifárias complementares que, segundo o estudo, se adequam ao contexto brasileiro.
As propostas tiveram como parâmetros experiências nos sistemas de São Paulo (SP), Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).