O pedestre vai ganhar mais espaço aos domingos no Bairro do Recife, principal reduto turístico da capital e uma espécie de “ilha da cidade ideal", onde as gestões públicas costumam implantar políticas que não conseguem adotar em outras áreas do município - é preciso destacar.
Aos domingos, cinco ruas do Bairro do Recife terão a circulação e o estacionamento de veículos proibidos para dar prioridade e, consequentemente, segurança ao caminhar. Segundo a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), o esquema valerá sempre entre 0h e 18h.
As ruas que terão a circulação e presença de veículos proibidas são: Rua do Bom Jesus (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua do Observatório), Rua Domingos José Martins (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes), Rua da Guia (entre a Avenida Barbosa Lima e a Rua Barão Rodrigues Mendes), Avenida Alfredo Lisboa (do Marco Zero até as imediações da Torre Malakoff) e toda extensão da Rua Barão Rodrigues Mendes.
Pedestres e ciclistas mais seguros no Recife. Não há como negar
Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito
Confira o especial multimídia #PeloCaminhar
Com poucas exceções, já são vias que têm o tráfego de veículos limitado, algo que é potencializado aos domingos com a interdição da Ponte Giratória. E já é uma região da cidade conhecida pelo protagonismo do pedestre. Mas não deixa de ser mais um gesto.
O Bairro do Recife tem três vias que já foram pedestrianizadas nos últimos anos: a Avenida Rio Branco, a Rua da Moeda e a Rua do Bom Jesus. As mudanças, explica a prefeitura, beneficiam mais de 45 mil pessoas que transitam no Recife Antigo diariamente.
ACESSO LIMITADO
Agentes e orientadores de trânsito estarão nos locais para auxiliar a circulação e liberar o acesso apenas dos comerciantes autorizados e dos que vão para a tradicional Feirinha do Bom Jesus. A circulação de veículos segue permitida na Rua do Apolo e na Avenida Barbosa Lima.
Comentários