Entre janeiro e setembro de 2022, Pernambuco registrou 364 assaltos a ônibus. A grande maioria no sistema em operação na Região Metropolitana do Recife, que também está sob a gestão do Estado. Apesar de o número ser assustador para qualquer passageiro, o governo de Pernambuco está comemorando a redução do número de investidas.
Pelas contas da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), os roubos a ônibus registram queda tanto no mês de setembro como no acumulado de 2022. Seria um declínio de 28,57% nas ocorrências.
Enquanto em setembro houve 25 denúncias, no mesmo mês de 2021 foram 35. A SDS garante que, de todos os setembros da série histórica, esse foi o com menor estatística desse tipo de crime.
- Botão de pânico para tentar reduzir os assaltos a ônibus. Pelo menos no Carnaval
- Vítimas de assaltos a ônibus sem opção para exigir direitos
- Assaltos a ônibus têm aumento no Grande Recife e em todo Estado de Pernambuco
- Tentativa de assalto a ônibus que deixou motorista morto e passageiro ferido é alerta para a Segurança Pública de Pernambuco
No acumulado do ano, entretanto, a redução é bem menor: 17,27%, com 440 ocorrências em 2021 e 364 queixas em 2022. Também de acordo com as contas da SDS, somente o período de janeiro a setembro de 2013, com 357 ocorrências, apresentou indicador menor em relação a 2022.
Essa redução, explica a SDS, se deve à atuação da Força-Tarefa Coletivos, que reúne as polícias Militar e Civil, o Grande Recife Consórcio de Transporte e as empresas de transporte coletivo para reprimir esse tipo de crime. Até um canal para denúncias é disponibilizado pelo Whatsapp Coletivos, da SDS: (81) 99488-7091.
Comentários