Numa tentativa de evitar conflitos no trânsito entre motociclistas e motoristas de automóveis, o Recife ganha novas áreas de espera para motos em cruzamentos da cidade. São os chamados motoboxes, que já existem em algumas vias e agora estão sendo implantados em cruzamentos da Avenida Agamenon Magalhães, corredor conhecido como o pulmão viário da capital porque, se ela parar, boa parte da cidade trava junto.
Os novos motoboxes estão sendo sinalizados em 20 cruzamentos da Agamenon Magalhães. A meta é implantar todos até o fim do ano, atendendo aos quase 5 mil motociclistas que transitam diariamente no corredor.
As mesmas áreas já tinham sido sinalizadas em alguns cruzamentos da Avenida Conselheiro Aguiar, no trecho do Pina, na Zona Sul do Recife, e na Avenida Norte, na Zona Norte da capital.
Confira a série de reportagens Por um novo transitar
Dia do Motociclista: vítimas diminuem no Recife, mas motos seguem ferindo e matando no trânsito
UBER MOTO: serviço invadiu o País e o Recife, mesmo sem regulamentação da prefeitura
Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), as áreas permitem que os motociclistas aguardem a abertura do semáforo com segurança e que, na partida, os condutores não disputem espaço com os veículos maiores.
O PERIGO DAS MOTOS
Razões não faltam para que a Prefeitura do Recife se preocupe com a segurança de motociclistas. Relatório de Segurança Viária da capital, produzido pela PCR em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, apontou que 81% dos sinistros de trânsito com vítimas em 2021 envolveram motociclistas.
Estrago das motos só aumenta no trânsito do Brasil. SUS bateu recorde de atendimentos
Motos seguem sendo as vilãs do trânsito
Entre 2020 e 2021, o Recife registrou um aumento de 5% no número de ocorrências com motociclistas. Ainda assim, garante a CTTU, o número de vítimas fatais reduziu em 25%, o que representa uma diminuição das gravidades das ocorrências.
“Um sinistro traz consequências em várias áreas, seja na saúde com os serviços de socorro e nos hospitais, seja na previdência e, ainda, na própria estrutura e renda familiar. Dessa forma, é importante atuar na prevenção para que os nossos cidadãos estejam seguros e possam viver com qualidade, especialmente os que estão em idade de juventude, que são os mais afetados nos sinistros de trânsito fatais com motociclistas”, afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
FAIXA AZUL PARA MOTOS
Recife e Pernambuco ainda não têm, mas a experiência das faixas exclusivas para circulação de motos tem dado resultados positivos em São Paulo, onde um projeto piloto vem sendo testado nacionalmente e já está sendo ampliado.
Desde janeiro de 2022, a Avenida 23 de Maio, um dos mais importantes corredores da capital, que liga a Zona Sul ao Centro da cidade, ganhou uma Faixa Azul para motociclistas e obteve bons resultados.
Segundo a CET, a Faixa Azul passou a ser utilizada por 86% dos motociclistas, sem que houvesse óbitos ou sinistros graves no equipamento. Fora do espaço, com índice de uso de 14% dos motociclistas, teria ocorrido, praticamente, o dobro de sinistros.
Também segundo a CET, a lentidão média da Avenida 23 de Maio reduziu 6,6% na comparação com os mesmos períodos em 2019, quando não havia a faixa.
Devido aos bons resultados, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a CET a inserir o equipamento em mais três locais da capital paulista, em caráter experimental, por um ano.
Comentários