A gratuidade nos ônibus da Região Metropolitana do Recife oferecida pelo governo de Pernambuco para estimular o voto do cidadão no segundo turno das Eleições 2022 foi um sucesso e reforçou o caráter de inclusão social da medida, indo além da estratégia política. Números apresentados pela Urbana-PE (o sindicato das empresas de ônibus e quem controla o sistema de bilhetagem eletrônica dos coletivos do Grande Recife) mostraram que a demanda aumentou 115% em relação aos domingos comuns e 59% na comparação com o primeiro turno, quando o governo de Pernambuco não ofereceu gratuidade e uma tímida oferta de transporte.
Segundo a Urbana-PE, foram transportados 725.843 passageiros no domingo. No primeiro turno tinham sido 529.625 pessoas. A opção pelo controle do acesso dos passageiros aos coletivos - no lugar de apenas liberar as catracas, como a maioria das 378 cidades e capitais que aderiram ao Passe Livre no segundo turno - também se mostrou positiva.
ELEIÇÕES 2022: os desafios mais urgentes da mobilidade urbana
A Urbana-PE garantiu que apenas 54 cobranças indevidas foram identificadas durante o horário de funcionamento do Passe Livre - das 6h às 19h. A grande maioria delas ocorreu nos primeiros momentos do período de gratuidade e, assim que foram percebidas, os motoristas foram orientados a liberar o acesso pelas catracas.
Essas 54 passagens serão restituídas aos cartões VEM até a próxima quarta-feira, 02 de novembro. Dos 743.940 passageiros, 697.720 (94%) foram transportados gratuitamente. A gratuidade nos ônibus do Grande Recife custou R$ 1,2 milhão e foi custeada pelos cofres públicos do Estado.
CORREÇÃO
Anteriormente, a Urbana-PE tinha divulgado um crescimento da demanda de 90% em relação aos domingos normais e de 40% em relação ao primeiro turno. Mas esses percentuais consideravam, também, os passageiros transportados pelo Metrô do Recife, que não aderiu ao Passe Livre no Grande Recife e em todos os Estados onde a operação é do governo federal e gerida pela CBTU.
Somando tudo, foram 725.843 pessoas transportadas no segundo turno das Eleições 2022. A entidade achou melhor analisar apenas a demanda dos ônibus.
RECLAMAÇÕES
A Urbana-PE explica que, caso algum passageiro tenha dúvidas em relação à cobrança ou restituição das passagens, solicitamos que entre em contato com o SAC VEM através do (81) 3125-7858, das 7h às 17h, exceto feriados. A Urbana-PE reitera que é possível acessar o saldo e os últimos usos dos cartões VEM no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br.
Comentários