As obras de requalificação da rodovia PE-15, talvez a mais urbana e metropolitana de todo o Grande Recife, estão avançando e já começam a exigir do motorista atenção e planejamento devido às retenções no trânsito.
Os trabalhos, que começaram no fim de setembro e têm previsão de durar dois anos, estão na altura do município de Paulista. No momento, a construtora responsável pela obra está realizando a fresagem do pavimento, a remoção do meio fio e a reciclagem da base da pista central de ônibus, no trecho próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no sentido Olinda-Paulista.
Embora a intervenção aconteça no corredor de ônibus, as retenções de trânsito na região, por exemplo, já chegam na altura do Shopping North Way. “Esperamos que a obra compense o transtorno. Principalmente numa rodovia como a PE-15, tão importante para quem mora no Grande Recife. Eu, por exemplo, passo por ela todos os dias”, afirma o vendedor autônomo Carlos Henrique Silva, que todos os dias circula pela PE-15.
PE-15: requalificação da rodovia, uma das mais destruídas do Grande Recife, vai começar
A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.
Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), obra será dividida em duas partes. A primeira etapa contempla o trecho entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E a segunda etapa começa a partir do TI Abreu e Lima e segue até o TI Igarassu, em Igarassu, pela BR-101.
Além da requalificação do pavimento, a obra da PE-15 abrangerá intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura de equipamentos como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos; instalação de iluminação em LED; e ainda construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte. A iniciativa visa garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela via.
Além das obras da PE-15 - que por enquanto estão em uma única frente, em Paulista, o motorista que circula na região deve estar atento a outras intervenções que irão impactar a circulação viária em breve.
A Avenida Pan Nordestina, em Olinda, que é a rodovia que antecede a PE-15, também está em obras. A Pan Nordestina está sendo alargada numa extensão de 2,3 quilômetros, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho e o início da PE-15, na altura do Atacadão, no bairro olindense de Guadalupe.
A obra inclui a urbanização do trecho e está orçada em R$ 16 milhões. Por enquanto, os trabalhos estão no sentido Olinda-Paulista. A previsão, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh), que responde pelo alargamento, é de que ainda leve mais de um ano, sendo finalizada em fevereiro de 2024.
O projeto pretende qualificar, urbanizar e inserir a PE-15 nas cidades cortadas por ela. E, tudo isso, com mais protagonismo para o pedestre e o ciclista. É uma tentativa de transformá-la em uma rodovia um pouco mais humanizada. Esse conceito, no entanto, vale apenas para a PE-15. A BR-101 terá apenas a pista central recuperada.
O valor da obra aumentou porque o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu.
O trecho terá uma nova pavimentação e drenagem, além de iluminação. Mas apenas a pista central será recuperada, que funciona como corredor de transporte público metropolitano.
Dos 24 quilômetros de rodovias requalificadas, 13,5 quilômetros serão na PE-15 e outros 10,5 quilômetros na BR-101 Norte. A PE-15 ficará com a maior parte dos recursos: R$ 155 milhões, enquanto a BR-101 responderá pelos R$ 25 milhões restantes.
Os recursos são do Plano Retomada, principal aposta do governo para recuperar a infraestrutura de todo o Estado, que já teve investimentos superiores a R$ 2 bilhões.