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BR-232: OBRAS de alargamento da rodovia entram em nova etapa e mudam CIRCULAÇÃO na saída do RECIFE

Motoristas vão ter que fazer desvio de 2 km para chegar à Zona Sul do Grande Recife, por exemplo

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 14/11/2022 às 13:36 | Atualizado em 14/11/2022 às 14:35
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
As obras já estão com quase 50% da execução concluída e devem ser mais rápidas do que no primeiro semestre, devido ás chuvas - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Os motoristas que precisam passar pela BR-232, na saída do Recife, trecho do bairro do Curado, na Zona Oeste da capital, devem ficar atentos porque as obras de alargamento da rodovia estão entrando em uma nova etapa e, por isso, a circulação na área passa por novas mudanças. E que devem durar, pelo menos, 20 dias.

Desde esta segunda-feira (14/11) está proibido usar a alça de acesso à BR-101, no sentido interior/capital, e o tráfego está sendo desviado por um trajeto de dois quilômetros, que faz os condutores que querem chegar à Zona Sul do Grande Recife, irem até a rotatória em frente à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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As intervenções são necessárias, explica o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), para que seja executada a implantação da pavimentação em concreto armado na pista principal, em um trecho de 500 metros, na altura do Km 4,8.

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Segundo o governo de Pernambuco, a implantação do novo pavimento deve ser finalizada em dezembro, melhorando o tráfego dos veículos e fazendo valer a redução de 35 minutos no tempo de viagem no trecho de quase sete quilômetros - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Segundo o governo de Pernambuco, a implantação do novo pavimento deve ser finalizada em dezembro, melhorando o tráfego dos veículos e fazendo valer a redução de 35 minutos no tempo de viagem no trecho de quase sete quilômetros - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

DESVIO DA BR-232

Enquanto durarem as obras de pavimentação, os condutores que estiverem entrando no Recife, pela BR-232, no sentido da Ceasa ou da Zona Sul da Região Metropolitana do Recife, não poderão mais entrar à direita e pegar a BR-101 na direção Sul.

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Serão obrigados a seguir em frente pela pista principal, entrar na alça à direita após a descida do viaduto, seguir pela pista central da BR-101 no sentido Paulista até a Reitoria da UFPE, onde fará o retorno no giradouro embaixo dos viadutos. E seguirá pela pista lateral no sentido Ceasa e Zona Sul.

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CONHEÇA O PROJETO DE ALARGAMENTO

A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.

Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.

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BR 232 //OBRAS DE ALARGAMENTO DA BR 232 // DUPLICAÇÃO DA BR 232 // ESTRADAS // HOMENS TRABALHANDO // ASFALTO NOVO DA BR 232 // ASFALTO DE CONCRETO DA BR 232 // OBRAS NA VIA // OBRAS NAS ESTRADAS. Atualização das obras de alargamento da BR 232 na saída do Curado. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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A opção pelo concreto vai fazer toda a diferença quando o tráfego for liberado na rodovia - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).

Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.

A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.

O trajeto do desvio tem aproximadamente dois quilômetros e foi sinalizado com placas informativas para orientar os motoristas, inclusive à noite - garante o DER-PE.

 

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