COLUNA MOBILIDADE

ATENÇÃO MOTORISTA: pesquisa vai medir se CONDUTORES respeitam VELOCIDADE nas ruas do RECIFE

Medição está sendo realizada pela CTTU em alguns dos principais corredores viários da cidade

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 23/11/2022 às 12:20 | Atualizado em 23/11/2022 às 12:21
PREFEITURA DE FORTALEZA/DIVULGAÇÃO
Entre as vias que estão sendo monitoradas estão a Avenida Norte, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Domingos Ferreira, Avenida Militar, Cais do Apolo, Rua da Aurora e Rua dos Palmares - FOTO: PREFEITURA DE FORTALEZA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Alguns dos principais corredores viários do Recife estão sendo monitorados desde a segunda-feira (21/11) para avaliar se os motoristas respeitam a velocidade limite das ruas e avenidas. As medições estão sendo realizadas entre 7h30 e 12h, e de 13h30 às 18h.

A pesquisa é realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e tem o objetivo de identificar o índice de respeito à velocidade máxima regulamentada nas vias. Os excessos de velocidade registrados, entretanto, não irão gerar notificações, ou seja, multas de trânsito. Irão, apenas, municiar a autarquia com informações sobre o comportamento dos condutores na via para embasar políticas públicas de respeito à velocidade.

Maioria dos motoristas excede a velocidade limite das ruas no Recife. Você sabia?

Recife ganha novos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito. Confira os locais

Por que reduzir a velocidade limite das ruas e avenidas é fundamental? Entenda

A CTTU garante que os motoristas que circulam nas vias da cidade têm, ano a ano, respeitado mais o limite de velocidade. Na primeira pesquisa do tipo, realizada em 2020, o excesso de velocidade era praticado, em média, em 37% das vias analisadas. Em 2021, o número caiu para 30%, o que revela um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada no local.

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Razões para reduzir a velocidade das vias - THIAGO LUCAS/ ARTES JC


Taciana Ferreira, presidente da CTTU, explica que o controle da velocidade das vias é fundamental para a segurança viária. "Precisamos de estratégias para fazer com que o condutor respeite o limite de velocidade estabelecido na via porque a velocidade excessiva é um dos principais fatores de riscos de sinistros de trânsito. Isso pode ser feito por meio de ações de educação, de fiscalização eletrônica ou, ainda, de redesenho nas vias para induzir à redução de velocidade, como o estreitamento das faixas de rolamento", explica.

Confira a série de reportagens Por um novo transitar

Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil

Entre as vias que estão sendo monitoradas estão a Avenida Norte, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Domingos Ferreira, Avenida Militar, Cais do Apolo, Rua da Aurora e Rua dos Palmares. A medição é realizada numa parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Johns Hopkins University, dos EUA.

MARCOS PASTICH/PCR
Se um atropelamento acontecer a uma velocidade de 30 km/h, as chances de a vítima falecer são de 10%. Enquanto que, a uma velocidade superior a 50 km/h, o risco de óbito é potencializado: sobe para 80% - MARCOS PASTICH/PCR

Comentários

Últimas notícias