CICLOMOBILIDADE

RUA DA AURORA ganha nova CICLOFAIXA. Confira os detalhes

Equipamento começou a ser implantado pela Prefeitura do Recife na. Um trecjho na pista leste e outro na pista oeste da Rua da Aurora

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 13/12/2022 às 16:56 | Atualizado em 14/12/2022 às 12:37
Roberta Soares/JC
Ciclovia às margens do Rio Capibaribe será realocada para oferecer mais segurança para quem pedala - FOTO: Roberta Soares/JC
Leitura:

A Rua da Aurora, que conecta o Centro do Recife ao bairro de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana, está ganhando uma nova ciclofaixa. O equipamento começou a ser implantado esta semana na duas pistas da avenida, que contava com uma ciclovia às margens do Rio Capibaribe.

A nova ciclofaixa ficará entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Avenida Norte, na altura da Ponte do Limoeiro. Entre a Rua Princesa Isabel e a Avenida Mário Melo, ficará na pista leste da Aurora. Já no trecho entre a Mário Melo e a Avenida Norte, ocupará a pista oeste.

O equipamento vai substituir a ciclovia que margeia o rio e integra o Eixo Cicloviário Camilo Simões, uma rota de ciclofaixas e ciclovias que começou a ser implantada ainda na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB) e pretendia conectar o Recife a Igarassu, município da Região Metropolitana.

A decisão de realocar o equipamento é para oferecer mais segurança para quem pedala, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da Aurora e dos cicloativistas. Com a relocação, a ciclofaixa ficará mais próxima dos edifícios erguidos na via e manterá a conexão com a Ciclovia Graça Araújo, na Avenida Mário Melo.

Ciclofaixas do Recife: falta de manutenção compromete segurança de ciclistas

Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking

Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira

Apesar da beleza, a proximidade da ciclovia do Rio Capibaribe - como é atualmente - isola o ciclista e o deixa mais vulnerável a assaltos, por exemplo. O projeto está sendo implantado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Roberta Soares/JC
Rua da Aurora ganha nova ciclofaixa - Roberta Soares/JC

MALHA CICLOVIÁRIA DA CAPITAL

O Recife tem hoje 169 quilômetros de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas, dos quais quase a totalidade foi implementada pelas últimas gestões municipais comandadas pelo PSB. A capital tinha apenas 24 quilômetros quando Geraldo Julio assumiu a prefeitura, em 2013.

CONFIRA o especial multimídia ELES SÓ QUERIAM PEDALAR

Apesar da falta de manutenção em vários equipamentos, a ampliação da malha cicloviária representa um crescimento superior a 600%.

DIFERENÇA ENTRE CICLOFAIXA E CICLOVIA

Para quem não sabe, ciclofaixa é o equipamento que segrega parcialmente o ciclista do tráfego de veículos. Essa separação é feita, principalmente, com sinalização horizontal e tachões.

Já a ciclovia faz a separação total do tráfego, protegendo ainda mais quem pedala. Geralmente é implantada com o uso de blocos de concreto ou sobre passeios públicos (Avenidas Boa Viagem, Mário Melo e Norte são exemplos).

Enquanto que a ciclorrota é uma área de circulação mista entre veículos e ciclistas.

Roberta Soares/JC
Rua da Aurora ganha nova ciclofaixa - Roberta Soares/JC

Comentários

Últimas notícias