VÍDEO AGRESSÃO: veja o momento em que um motorista de ÔNIBUS é agredido por cobrar o PAGAMENTO da PASSAGEM
É triste ver a situação da população sem condições de pagar a passagem de R$ 4,10 (valor cobrado em 80% das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife). Ao mesmo tempo, é ainda mais angustiante ver um motorista exposto dessa forma por cobrar o pagamento da tarifa para não ser punido
O vídeo que mostra o flagrante da agressão de um motorista de ônibus por cobrar o pagamento da passagem de quatro pessoas diz tudo. Não seria necessário, sequer, esse texto. Vejam em que condições trabalham os profissionais do transporte público coletivo brasileiro.
O caso foi no Recife, mas poderia ser em qualquer cidade.
É triste ver a situação da população sem condições de pagar a passagem de R$ 4,10 (valor cobrado em 80% das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife). Ao mesmo tempo, é ainda mais angustiante ver um motorista exposto dessa forma por cobrar o pagamento da tarifa para não ser punido, já que todos os coletivos têm, em média, quatro câmeras internas e externas que monitoram todo o movimento.
ENTENDA O QUE HOUVE
Um motorista de ônibus foi agredido por vários passageiros nesta quinta-feira (15), no Terminal de Nova Descoberta, subúrbio da Zona Norte do Recife. A confusão teve início porque quatro pessoas teriam pulado a catraca do coletivo sem pagar a passagem - prática que, vale ressaltar, tem sido cada vez mais comum, pelo menos nos ônibus do Grande Recife.
O motorista teria cobrado o pagamento e a confusão começou, segundo contou o profissional agredido à polícia e ao Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco. Os passageiros, inclusive, teriam agredido o trabalhador primeiro.
Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver o momento da agressão. O motorista é encurralado do lado de fora do ônibus e começa a receber socos e empurrões de um homem e de duas mulheres.
O profissional chega a cair no chão.
Depois que a briga foi controlada, o motorista prestou queixa na Delegacia da Macaxeira e foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito.
"Foi muita humilhação. O que mais incomoda não é o fato de não pagarem a passagem, mas a forma como nos tratam. Acham que a gente é o quê? Um palhaço? Somos profissionais, precisamos ser tratados com respeito", desabafou o motorista agredido, que não quer ser identificado.
Ele contou que, ao ver as pessoas pulando a catraca do coletivo e não ser atendido ao pedir que pagassem a tarifa, pegou seus pertences e desceu do ônibus, o que gerou revolta entre os inasores. Foi por isso que a agressão teve início.
SURF NOS ÔNIBUS
Há um mês, aproximadamente, um motorista levou um tapa no rosto de jovens que praticavam "surf nos ônibus" em Camaragibe, no Grande Recife, porque estaria correndo e atrapalhando a imprudência dos vândalos.
A prática do “surf” tem aumentado no Grande Recife, inclusive em corredores viários importantes da capital.
SEM COBRADOR
A presença de um cobrador ao lado do motorista da linha Nova Descoberta, talvez, tivesse intimidado a ação dos passageiros. Pelo menos essa é a leitura do Sindicato dos Rodoviários. Desde 2015, o sistema de ônibus começou a perder os cobradores, devido ao avanço do pagamento eletrônico da passagem.
Com cobradores nos ônibus, passagens aumentariam 10% a mais no Grande Recife, diz Estado
Durante a pandemia, o governo de Pernambuco autorizou a retirada total dos profissionais, mesmo das linhas de alta demanda, o que tensiona o trabalho dos motoristas, que precisam receber o pagamento da passagem e passar troco enquanto dirigem.