Em novembro do ano anterior, empresas do setor de transporte urbano da capital do estado de São Paulo foram proibidas pera SPTrans de adquirir, para suas linhas de circulação, ônibus que não funcionassem a base de energia limpa.
O projeto é da empresa chinesa Higer Bus, voltado para a América do Sul, e inciativas no ramo da eletromobilidade já foram projetadas em cidades como Niterói, Curitiba, Salvador e Recife, de acordo com a Associação Brasileira Veículos Elétricos (ABVE).
NOVO ÔNIBUS SP
A iniciativa de encomendar 1.109 unidades foi do prefeito Ricardo Nunes, que estabeleceu a meta de eletrificar 20% da frota, cerca de 2.600 ônibus. As informações são do Portal UOL.
O diretor geral da Higer Bus na América do Sul, Marcelo Barella, afirmou, acerca do investimento no projeto de lançar ônibus elétricos na capital:
Identificamos o Brasil e a América do Sul como os maiores mercados no segmento de ônibus urbanos. Em seu plano de expansão, a Higer viu a oportunidade de entrar nesse negócio, principalmente com o projeto de eletrificação dos ônibus de São Paulo.Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus na América do Sul.
A Higher Bus também deve investir cerca de R$ 260 milhões em uma fábrica para a produção de ônibus elétricos em de Pecém, na capital de Fortaleza (CE).
NOVO ÔNIBUS ELEÉTRICO SÃO PAULO
Os novos ônibus elétricos apresentam as seguintes características:
- 12,2 metros de comprimento e 13,8 toneladas;
- Capacidade para até 70 passageiros;
- Piso baixo, suspensão a ar, ar-condicionado, entradas USB e Wi-Fi com capacidade máxima para até 100 usuários;
- Até 270 km, com tempo de 3 horas exigido de recarga;
- Sete câmeras de monitoramento no exterior e interior do ônibus, espelhos digitais GPS e telemetria online para o operador.
Veja, abaixo, fotos do modelo dos novos ônibus elétricos, que já estão sendo produzidos:
QUANDO NOVO ÔNIBUS COMEÇA A CIRCULAR EM SÃO PAULO?
Os mais de mil ônibus elétricos para a cidade de São Paulo devem ficar prontos dentro de um ano. A previsão é a de entrem em circulação já em 2024.