O Relatório Global sobre Transporte Público, realizado pela empresa Moovit, apresentou uma análise dos problemas enfrentados pelos passageiros de transporte público nas principais cidades do mundo.
De acordo com as informações do relatório, divulgadas nesta segunda-feira (23), Recife ocupa a 7ª posição do ranking que aponta as cidades com maior tempo médio de viagem no transporte público.
Para apresentar esses dados, a Moovit avaliou 100 grandes metrópoles no decorrer do ano passado. Desta quantidade total, dez cidades estão localizadas aqui no Brasil.
Entenda nesta matéria os dados apresentados no Relatório Global sobre Transporte Público da Moovit.
Segundo o Relatório Global sobre Transporte Público, os passageiros que utilizam ônibus ou metrô no Recife passam um tempo médio de 64 minutos em deslocamento para chegar ao destino final.
Além disso, outras duas cidades brasileiras integram o TOP 10 cidades com maior tempo de viagem deste relatório: Rio de Janeiro (67 minutos) e São Paulo (62 minutos).
Ainda que esteja ocupando o 7º lugar entre as 10 cidades com maior tempo médio de viagem, a capital pernambucana ocupa o 4º lugar no ranking das cidades que levam o maior tempo médio de espera.
Segundo a pesquisa, os usuários de transporte público do Recife têm que esperar, em média, 27 minutos para começar a viagem.
Considerando o cenário nacional, Recife é a cidade no Brasil em que os passageiros esperam o ônibus ou metrô por mais tempo. Em seguida estão Belo Horizonte (24 minutos), Brasília e Salvador (empatadas com 23 minutos).
Em entrevista à TV Jornal, o engenheiro e consultor em mobilidade urbana, Cesar Cavalcanti, destaca que é possível melhorar o tempo de espera e viagem dos transportes públicos no Recife quando a circulação destes veículos for tratada com prioridade.
Ainda segundo o engenheiro, outra forma de melhorar a situação do transporte público no Recife seria atravpes de uma medida de rodízio dos veículos de passeio.
A Moovit é uma empresa da Mobileye e um dos aplicativos de transporte público mais utilizados do mundo inteiro.
Para realizar levantamento das informações para o Relatório Global de Transporte Público, a Moovit acompanhou milhões de viagens. Destas, cerca de 33 mil usuários brasileiros integraram as pesquisas.