O último desvio do trânsito devido às obras de alargamento da BR-232, na saída do Recife para o interior, na altura do bairro do Curado, Zona Oeste da capital, foi adiado. Segundo o governo de Pernambuco, a mudança na circulação, que teria início nesta quinta-feira (23/2), ficará para o sábado (25).
A razão do adiamento teria sido as chuvas registradas na noite da Quarta-feira de Cinzas (22) e a madrugada da quinta, segundo informação oficial da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), responsável pelo gerenciamento das obras.
PROMESSA DE QUE SERÁ O ÚLTIMO DESVIO DAS OBRAS
A próxima e última mudança na circulação da rodovia federal acontecerá na altura do km 10, após o viaduto por onde passa o Metrô do Recife, no limite entre os municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes.
O desvio valerá a partir das 7h do sábado (25) e seria o último trecho de interdição antes da conclusão da obra, segundo o governo de Pernambuco.
COMO SERÁ O NOVO DESVIO NA BR-232
A mudança de circulação afetará apenas os veículos que trafegam no sentido Recife-Interior. O trânsito será desviado pela Rua Dr. George Willian Butler, no bairro do Curado, logo após a fábrica da Gerdau Açonorte.
Em seguida, o motorista seguirá à esquerda pela Avenida Prefeito Antônio Pereira, acessando a BR-408.
Quem desejar retomar o acesso para a BR-232 deverá utilizar o retorno pelo viaduto em frente ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), voltando pela BR-408 e seguindo pela faixa local até acessar a BR-232 novamente.
ENTENDA A OBRA DE ALARGAMENTO DA BR-232
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
Você sabe o que são rodovias que perdoam?
Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.
BR-232: confira ROTAS alternativas para FUGIR do TR NSITO da BR-232
PAVIMENTO DE QUALIDADE
Depois da confusão que foi a restauração do contorno urbano que a BR-101 faz da Região Metropolitana do Recife - que até um processo judicial resultou com oito denunciados na Justiça Federal -, todos os olhos agora se voltam para o pavimento que está sendo implantado no alargamento da BR-232.
A opção pelo concreto vai fazer toda a diferença quando o tráfego for liberado na rodovia.
TÉCNICA OVERLAY
Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a tecnologia adotada na obra da BR-232 é inédita no Recife. Conhecida como overlay, é uma solução recomendada para requalificação do pavimento em placas de concreto. É amplamente utilizada em países desenvolvidos para volumes de tráfego acima de 10 mil veículos/dia em rodovias. Também é uma solução mais econômica e sustentável porque apresenta uma longa durabilidade - pode ultrapassar 30 anos - e, consequentemente, a redução dos custos com manutenção.
Comentários