As obras de alargamento da rodovia BR-232, na saída do Recife para o interior, na altura do bairro do Curado, Zona Oeste da capital, entraram em nova fase desde a segunda-feira (6/02) e, por isso, seguem exigindo paciência dos motoristas que precisam circular no trecho.
O estrangulamento que travou a circulação no sentido interior-Recife na semana passada foi aliviado com a liberação de uma segunda faixa, mas a pavimentação em concreto passou a ser feita em outro trecho, provocando mais retenções.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, responsável pela coordenação dos trabalhos, a concretagem agora chegou a um trecho de 800 metros da pista principal no sentido Recife-interior.
A previsão do Estado é de que somente essa etapa leve 60 dias. Assim, o atraso das obras em 45 dias, estimado pelo secretário de Mobilidade, Evandro Avelar, já foi ampliado para, pelo menos, dois meses.
Durante a realização da nova etapa, será necessária a interdição da pista do viaduto sobre a BR-408. Assim, o tráfego de veículos vai ser desviado provisoriamente. Os condutores que seguem pela BR-232 em direção ao interior do Estado deverão entrar à direita na alça de acesso à BR-408, seguir até a área de contorno, no acesso ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), voltar pela BR-408 e acessar a alça à direita para retornar à BR-232.
BR-232: confira ROTAS alternativas para FUGIR do TRÂNSITO da BR-232
O governo de Pernambuco também garante que o percurso do desvio estará devidamente sinalizado com placas informativas para auxiliar os condutores. E que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão auxiliando na orientação e fiscalização do trânsito.
A previsão dada pela antiga gestão estadual, que vinha executando a obra, era de que as duas pistas principais ficariam prontas até o fim de 2022, o que não aconteceu. A promessa é de que o alargamento da BR-23 reduza em 35 minutos o tempo de viagem no trecho de quase sete quilômetros.
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.