O trânsito do Recife, apontado por plataformas de georreferenciamento como o mais congestionado do Brasil e um dos piores do mundo, está mais perto de vivenciar um upgrade tecnológico que irá, sem dúvida, beneficiar a circulação nos corredores viários da cidade.
A capital, enfim, está mais próxima de vir a instalar os chamados semáforos inteligentes, equipamentos que controlam em tempo real a abertura e o fechamento dos sinais, considerando o volume de tráfego de veículos em cada via.
Assim, reduzem o tempo de espera nos cruzamentos e facilitam a circulação viária.
INVESTIMENTO DE R$ 30 MILHÕES
Após dez anos de gestão municipal sob o comando do PSB, o prefeito João Campos deu o primeiro passo para implementar a tecnologia na rede semafórica da capital. Para isso, vai investir R$ 30 milhões até o fim de 2023 em soluções para potencializar e dar confiabilidade ao sistema de semáforos da cidade, inclusive de olho no rigoroso inverno que se anuncia em 2023.
É o maior investimento em tecnologia de engenharia de tráfego realizado no Recife até hoje - vale destacar. E deverá colaborar bastante com a fluidez do tráfego nas ruas e avenidas da cidade.
O município adquiriu 200 novos controladores semafóricos, equipamentos de onde se opera o funcionamento dos sinais de trânsito e que será utilizado para os semáforos inteligentes, além de 200 novos nobreaks, que atuam como fonte auxiliar de energia.
Na prática, além do start no processo dos semáforos inteligentes, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está mais do que triplicando o número de nobreaks na cidade, que atualmente conta com apenas 60.
Agora, serão 260 equipamentos com capacidade de funcionamento por até três horas após a falta de energia elétrica - ferramenta fundamental para as chuvas do inverno.
“Os novos controladores vão evitar problemas de falta de sincronismo e defeitos. A modernização também possibilitará melhorias nas programações dos tempos de semáforos para atender às variações de tráfego de veículos e travessia de pedestres que ocorrem ao longo do período. Tudo isso via nossa Central de Operações de Trânsito (COT)”, explica o gerente de tecnologia de trânsito da CTTU, Dalmário Barros.
AVANÇO PARA OS SEMÁFOROS INTELIGENTES
A CTTU explica que os 200 controladores são o primeiro passo para o uso dos semáforos inteligentes. São eles que irão suportar o software que fará a programação em tempo real da rede semafórica inteligente.
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Esse software ainda será adquirido pelo município e, também de acordo com a CTTU, a licitação para aquisição está sendo elaborada. Em resumo, os controladores farão com que o município tenha potencial para usar os semáforos inteligentes.
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Não faria sentido, explica, adquirir o software antes da modernização da rede semafórica. Além disso, os recursos seguiram uma prioridade definida pela gestão municipal. A CTTU, entretanto, não deu prazo para a aquisição do software. Mas garantiu que o pacote de investimentos já trará ganhos expressivos para o trânsito da cidade.
MODERNIZAÇÃO DA REDE SEMAFÓRICA
Os nobreaks são uma ferramenta importante, principalmente, em períodos chuvosos, quando as falhas na distribuição de energia elétrica são mais comuns. Além disso, toda a rede semafórica do Recife terá a comunicação por cabos extinta. A comunicação entre os equipamentos será feita pela rede GPRS 4G, que possibilita maior estabilidade na sincronização da rede semafórica.
Através do sistema, também será possível identificar possíveis instabilidades na rede e atuar de forma remota na regularização via Central de Operações de Trânsito da CTTU (COT).
AVENIDA MASCARENHAS DE MORAES É A PRIMEIRA VIA DE TESTE
A primeira via a receber os novos controladores foi a Avenida Mascarenhas de Moraes, corredor viário importante da Zona Sul da capital, não só para veículos particulares, mas principalmente para o transporte público. Ao todo, 26 novos equipamentos estão sendo implantados nessa via, o que já revela uma melhora na mobilidade.
Atualmente, a rede semafórica do Recife é controlada por 667 equipamentos, sendo 134 deles já considerados obsoletos, cuja instalação é datada de 1994. Em um primeiro momento serão substituídos 200 destes equipamentos, além de ser realizado o acréscimo de 200 nobreaks.
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