FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

BBB do trânsito: veja como funciona uma central de monitoramento, que flagra de acidentes a infrações que viram multa

Central de Operações de tem 207 câmeras e funciona tal qual um Big Brother Brasil. O BBB do trânsito não tem como principal objetivo aplicar multas, contrariando o que muitas pessoas pensam

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 09/01/2023 às 7:00 | Atualizado em 10/01/2023 às 10:15
RENATO RAMOS/JC IMAGEM
A Central de Operações de Trânsito (COT) funciona 24h e tem 208 câmeras - FOTO: RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Muitos motoristas não fazem ideia do que é e de como funciona a Central de Operações de Trânsito (COT) do Recife. Mais do que isso. Muitos acreditam que a unidade, que são os olhos da gestão do trânsito da capital, uma espécie de BBB do trânsito, tem como principal objetivo registrar as infrações cometidas pelos condutores.

Puro engano. A COT, que é operada e gerida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem um papel para a cidade do Recife que vai muito além da multa. Que extrapola a fiscalização punitiva de trânsito. Fiscaliza como um BBB do trânsito, mas sem ter a multa como fator principal.

A central possui várias câmeras (tal qual um BBB) e atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se diz, segundo a ABNT. Entenda) do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito. É fato.

A Coluna Mobilidade voltou à COT para detalhar o seu funcionamento atualmente. São 207 câmeras de videomonitoramento na cidade.

E, dessas, apenas 28 câmeras são utilizadas para fiscalização de infrações, ou seja, têm autorização legal para multar o motorista.

E, mesmo assim, em infrações específicas: estacionamento sobre calçadas, parada sobre faixa de pedestres e conversões proibidas.

Embora no início de 2022 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), autoridade máxima do País em legislação de trânsito, tenha autorizado, com a Resolução 909/22, o registro de todas as infrações captadas de forma online pelas câmeras de videomonitoramento, o Recife não aderiu à “generalização”. Manteve as notificações restritas às três infrações iniciais.

A multa por videomonitoramento é um assunto polêmico, sobretudo por ser exercida pela tecnologia e sem a presença física da autoridade de trânsito.

ESTRUTURA DO BBB DO TRÂNSITO NO RECIFE

Vinte profissionais trabalham na Central de Operações, o BBB do trãnsito. O órgão funciona 24 horas por dia.

É da COT que também é feito o monitoramento dos sinistros de trânsito e, a partir da central, os agentes de trânsito que estão nas ruas são acionados para as ocorrências necessárias. Mas, como explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a COT também vai além.

“Vamos além dos sinistros. A COT reúne equipes de operação e fiscalização de trânsito, manutenção da rede semafórica, orientação de trânsito, fiscalização de transportes e atendimento ao cidadão", afirmou.

"É através dela que realizamos operações especiais de trânsito, monitoramento do tráfego de veículos, de protestos e pontos de alagamento, por exemplo. Por ela, conseguimos ver a cidade a partir da sua movimentação viária”, explica Taciana. Por isso, são o BBB do trânsito, de fato.

“Como já dito, buscamos promover a segurança viária utilizando recursos tecnológicos como câmeras e rádio comunicadores. A COT atua de forma integrada a órgãos como Samu e Emlurb, inclusive com o compartilhamento das imagens de videomonitoramento, quando necessário".

"Existe, ainda, o compartilhamento de imagens em tempo real para os veículos de imprensa, garantindo informação com transparência sobre o trânsito na cidade”, acrescenta.

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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A COT foi criada em 2013 de forma tímida. Tinha 56 câmeras e, inicialmente, a integração dos serviços não existia. A população tinha que acionar a autarquia por telefone ou Twitter para informar as ocorrências de trânsito. E, a partir daí, cada setor acionava a sua coordenação por rádio, que por sua vez deslocavam os agentes para o local - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

INFRAÇÕES REGISTRADAS PELO BBB DO TRÂNSITO NO RECIFE

Foram 20.552 notificações entre 2017 e 2022

2022 (*) - 2.788
2021 - 1.871
2020 - 3.501
2019 - 4.565
2018 - 3.675
2017 - 4.124

(*) Até novembro/2022

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A multa por videomonitoramento é um assunto polêmico, sobretudo por ser exercida pela tecnologia e sem a presença física da autoridade de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A multa por videomonitoramento é um assunto polêmico, sobretudo por ser exercida pela tecnologia e sem a presença física da autoridade de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A multa por videomonitoramento é um assunto polêmico, sobretudo por ser exercida pela tecnologia e sem a presença física da autoridade de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A COT foi criada em 2013 de forma tímida. Tinha 56 câmeras e, inicialmente, a integração dos serviços não existia. A população tinha que acionar a autarquia por telefone ou Twitter para informar as ocorrências de trânsito. E, a partir daí, cada setor acionava a sua coordenação por rádio, que por sua vez deslocavam os agentes para o local - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A central atua muito mais no monitoramento das intercorrências e eventos que geram impacto na circulação viária da cidade - entre eles os sinistros de trânsito - do que nas notificações de motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A multa por videomonitoramento é um assunto polêmico, sobretudo por ser exercida pela tecnologia e sem a presença física da autoridade de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES E AÇÕES NO BBB DO TRÂNSITO

A COT foi criada em 2013 de forma tímida. Tinha 56 câmeras e, inicialmente, a integração dos serviços não existia.

A população tinha que acionar a autarquia por telefone ou Twitter para informar as ocorrências de trânsito. E, a partir daí, cada setor acionava a sua coordenação por rádio, que por sua vez deslocavam os agentes para o local.

Os BAIRROS do RECIFE onde o TRÂNSITO é mais perigoso

COLISÃO DE TRÂNSITO: aplicativo orienta motorista a registrar sinistros e indica de quem é a culpa

Esse procedimento aumentava o tempo de resolução do problema. Com a integração entre os serviços, a resposta ficou mais rápida.

A parceria se estende, ainda, à segurança pública. Os agentes da COT têm comunicação direta com a Polícia Militar de Pernambuco e a Guarda Municipal da cidade.

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TACIANA FERREIRA - PRESIDENTE DA CTTU - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Multas de trânsito por videomonitoramento: Recife não adere à nova legislação. Entenda

As câmeras que alimentam a COT estão instaladas, atualmente, em 18 corredores com alto volume de tráfego de veículos e presença de pedestres, além de serem vias fundamentais na malha viária da cidade.

São elas:

Avenida Agamenon Magalhães (área central)
Avenida Boa Viagem (Zona Sul)
Avenida Caxangá (Zona Oeste)
Avenida Recife (Zona Sul)
Avenida Abdias de Carvalho (Zona Oeste)
Avenida Mascarenhas de Moraes (Zona Sul)
Avenida Domingos Ferreira (Zona Sul)
Avenida Herculano Bandeira (Zona Sul)
Cabanga (área central/Zona Sul)
Avenida Afonso Olindense (Zona Oeste)
Avenida Maurício de Nassau (Zona Oeste)
Avenida Madre de Deus (área central)
Avenida Arquiteto Luiz Nunes (Zona Sul)
Avenida Alfredo Lisboa (Bairro do Recife)
Avenida Rui Barbosa (Zona Norte)
Avenida Visconde de Jequitinhonha (Zona Sul)
Avenida Conde da Boa Vista (Centro)
Avenida Rui Barbosa (Zona Norte)

FUNCIONAMENTO DO BBB DO TRÂNSITO

Segundo explica a CTTU, o BBB do trânsito atua seguindo protocolos pré-estabelecidos e exaustivamente treinados pelas equipes. Os procedimentos foram informados pela autarquia.

É importante o cidadão ter o conhecimento para saber como agir em situações e, principalmente, evitar perder tempo ou fazer os agentes públicos o perderem sem necessidade.

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A multa por videomonitoramento é um assunto polêmico, sobretudo por ser exercida pela tecnologia e sem a presença física da autoridade de trânsito - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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ISAÍAS CARVALHO - COORDENADOR DA COT - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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ISAÍAS CARVALHO - COORDENADOR DA COT - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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ISAÍAS CARVALHO - COORDENADOR DA COT - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A COT foi criada em 2013 de forma tímida. Tinha 56 câmeras e, inicialmente, a integração dos serviços não existia. A população tinha que acionar a autarquia por telefone ou Twitter para informar as ocorrências de trânsito. E, a partir daí, cada setor acionava a sua coordenação por rádio, que por sua vez deslocavam os agentes para o local - RENATO RAMOS/JC IMAGEM
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A COT foi criada em 2013 de forma tímida. Tinha 56 câmeras e, inicialmente, a integração dos serviços não existia. A população tinha que acionar a autarquia por telefone ou Twitter para informar as ocorrências de trânsito. E, a partir daí, cada setor acionava a sua coordenação por rádio, que por sua vez deslocavam os agentes para o local - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

NO CASO DE SINISTROS DE TRÂNSITO

SEM VÍTIMAS

Quando acontece um sinistro de trânsito sem vítima, nem perca tempo acionando a CTTU. Registre a ocorrência com imagens e vídeos e faça o registro digitalmente na autarquia de trânsito. Use apps interessantes que o ajudam no passo a passo para reunir provas suficientes para o registro do sinistro. A CTTU tem o próprio site para o registro via internet, o Bate Pronto.

COM VÍTIMAS

Em caso de ocorrências com vítimas, a CTTU deve ser acionada via teleatendimento, twitter ou mesmo pelos próprios agentes de trânsito nas ruas. As equipes são deslocadas e auxiliam na mobilidade da via e no isolamento do espaço da vítima até a chegada dos demais órgãos (Samu, Corpo de Bombeiros, IML, Instituto de Criminalística etc).

NO CASO DE GRANDES EVENTOS E MANIFESTAÇÕES

A COT faz o videomonitoramento e mantém a comunicação ativa com os agentes em campo. A população é informada sobre as interdições em tempo real via twitter para acessar rotas alternativas. Quando necessário, o efetivo é deslocado para auxiliar nas áreas de maior intensidade de pessoas e veículos.

NO CASO DE CHUVAS E ALAGAMENTOS

Em dias de chuvas intensas, a rotina da COT é mapear os pontos de alagamentos pelas câmeras de videomonitoramento e informar aos órgãos envolvidos na Operação Inverno, como Defesa Civil e Emlurb. Visualizando locais de grande alagamento, equipes são acionadas para isolar as vias.

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