UBER: BICICLETAS poderão ser ALUGADAS pelo APLICATIVO da UBER. Veja qual a primeira CIDADE a disponibilizar o serviço

Parceria entre as duas plataformas foi anunciada e será possível ver as estações e liberar as bicicletas pelo app da Uber
Roberta Soares
Publicado em 05/04/2023 às 16:24
Bicicletas dos sistemas de bikesharing poderão ser retiradas pelo app da Uber Foto: DAY SANTOS / JC IMAGEM


As bicicletas públicas compartilhadas, sistema oferecido pela Tembici e banco Itaú, agora poderão ser alugadas pelo aplicativo da Uber, a gigante da mobilidade urbana. A parceria entre as empresas foi anunciada nesta quarta-feira (5/4) e deverá facilitar ainda mais o uso dos sistemas de bikesharing disponíveis no País.

E, no caso dos pernambucanos, a notícia é ainda melhor porque a primeira cidade a oferecer a ferramenta será o Recife. Depois do projeto piloto na capital pernambucana, a iniciativa será expandida para as outras capitais onde o serviço de compartilhamento é oferecido no País: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na sequência, chegará às demais cidades da América Latina onde a Tembici atua: Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). A inovação vale tanto para as bikes comuns quanto para as elétricas.

A parceria ainda não está valendo, o que deverá acontecer em breve - a expectativa é começar ainda em abril. Segundo a Tembici, os usuários das bikes conseguirão ver as estações de bicicletas pelo app da Uber e, o que é melhor, também poderão liberá-las por lá.

Mas a parceria valerá apenas para as corridas avulsas, ou seja, de até 30 minutos e adquiridas na hora, atualmente por R$ 3,90.

UBER AVANÇA, CADA VEZ MAIS, NO CONCEITO MAAS (MOBILITY AS A SERVICE)

No caso da Uber, é mais um passo para a implementação do conceito MaaS (Mobility as a Service, ou Mobilidade como Serviço), que busca oferecer a mobilidade urbana de forma integrada a diferentes modais de transporte e formas de pagamento.

CONFIRA o especial multimídia #NOVA ROTAÇÃO

Priscilla Du Preez/Unsplash - A Prefeitura de São Paulo começa a fazer escola no País ao lançar, no início de março, o MobizapSP, aplicativo de transporte de passageiros gerido pela capital paulista

É um conceito que a gigante da mobilidade vem investindo no Brasil. Metrôs, trens e ônibus de São Paulo, por exemplo, já podem ter os horários acessados pela plataforma da Uber.

BIKES CONTINUARÃO SENDO LIBERADAS PELA APP DO ITAÚ

Vale ressaltar que as bicicletas da Tembici/Itaú continuarão acessíveis da mesma forma que é hoje: pelo aplicativo Bike Itaú, de acordo com cada sistema. No caso da Região Metropolitana do Recife, é o Bike PE. A liberação pelo app da Uber é um serviço a mais.

Além disso, adverte a Tembici, as regras para quem liberar as bicicletas pelo app da Uber são as mesmas exigidas pelos projetos, como é o caso de valores, horários de utilização e intervalos entre as viagens.

VEJA COMO VAI FUNCIONAR A PARCERIA TEMBICI/ITAÚ E UBER

Como as corridas serão pagas:

As viagens pela Uber serão avulsas, (R$ 3,90 uma viagem única de até 30min), seguindo as condições da opção em cada cidade.

Ou seja, o usuário da Uber precisará comprar a viagem avulsa que estará disponível no aplicativo, a cada viagem que for realizar com as bicicletas.

E o pagamento será realizado de acordo com os meios disponíveis pela Uber em seu aplicativo.

Como irá funcionar:

As bicicletas aparecerão disponíveis no aplicativo como opção de viagem mediante localização do usuário, ou seja, para usuários que se encontram em cidades em que há projeto da Tembici.

Pelo aplicativo da Uber será possível visualizar as bicicletas disponíveis para desbloqueio e em qual estação ela está localizada. Além do trajeto que a pessoa poderá fazer e a estação mais próxima ao destino para a devolução das bikes.

 

DAY SANTOS / JC IMAGEM - Novas Estações da Bike Itaú na Zona Norte.

“Essa iniciativa entre as duas empresas representa um passo fundamental para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e eficientes de mobilidade nas cidades da América Latina”, afirmou Tomás Martins, CEO da Tembici.

“Estamos felizes em utilizar o poder da plataforma da Uber para levar as bicicletas comuns e bicicletas elétricas compartilhadas da Tembici aos usuários da Uber na América Latina ao toque de um botão”, disse Annie Duvnjak, chefe global de micromobilidade da Uber.

“Essa parceria mostra o papel importante que as opções sem carro desempenham cada vez mais na estratégia da Uber para chegar a emissões zero de carbono, fornecendo aos usuários formas sustentáveis, acessíveis, e convenientes para viajar”, destacou.

TEMBICI PEGA CARONA NA FORÇA DA UBER

Sobre a importância de se unir a um player como a Uber, a Tembici explicou que a parceria é gigante porque a plataforma possui mais de 30 milhões de usuários na América Latina.

E que, quando se fala em deslocamentos nos grandes centros urbanos, 60% deles são de até 5km, ou seja, podem ser realizados de bicicleta.

“Por isso o impacto tende a ser muito significativo tanto para usuários que passam a ter uma alternativa eficaz e econômica para seus trajetos, quanto para a Uber e a Tembici em questão de negócios. E, ainda, para as cidades que se tornam mais sustentáveis e inteligentes”, afirmou a Tembici.

TAGS
mobilidade Bicicleta uber Bike PE
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory