TRANSPORTE AÉREO

AVIÃO: Anac cria canal de WhatsApp para resolver transtornos em aeroportos e aviões

Os problemas com as companhias aéreas, entretanto, seguirão sendo tratados diretamente com as empresas

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 10/07/2023 às 15:56
Notícia
X

Alguns dos transtornos comuns em viagens de avião poderão ficar um pouco mais fáceis de serem resolvidos no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão máximo do transporte aéreo do País, agora conta com um canal de WhatsApp para atender à população.

Pelo número (61) 9 9155-4663 é possível solicitar informações e esclarecer dúvidas sobre o serviço aéreo nacional. A promessa é de que o atendimento automatizado funcionará 24 horas e responderá aos principais temas relacionados a passageiros e companhias aéreas.

A interação com os atendentes, entretanto, será diária, mas terá um horário de funcionamento menor: das 8h às 20h. Segundo a Anac, o novo canal foi criado para facilitar o acesso à informação pelo cidadão, já que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pela população.

CANAL NÃO RESOLVERÁ PROBLEMAS COM COMPANHIAS AÉREAS

A Anac explicou que o novo canal é um recurso rápido de tira-dúvidas. Se o usuário entender que seu questionamento não foi contemplado ou se desejar fazer uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, os atendentes irão fazer o registro na plataforma Fala.Br e encaminhá-lo às áreas técnicas da ANAC para análise e resposta.

Divulgação

A Anac explicou que o novo canal é um recurso rápido de tira-dúvidas - Divulgação

Mas vale destacar que reclamações específicas sobre problemas com companhias aéreas devem ser direcionadas diretamente às empresas ou por meio do www.consumidor.gov.br. A Anac apenas monitora as demandas registradas na plataforma, assim como a Secretaria Nacional do Consumidor, os Procons, as Defensorias Públicas, os Ministérios Públicos e os Tribunais de Justiça.

“O novo canal é mais uma opção, entre os já oferecidos pela Agência via telefone e internet, para obter informações sobre temas de interesse de passageiros, profissionais da aviação civil e outros regulados, como regras de bagagem, direitos e deveres, reembolso, alteração de viagem, documentos para embarque, regulamentos, licenças, acesso a sistemas, entre outros.

COMO FALAR COM A ANCA PELO WHATSAPP

Salve o número (61) 9 9155-4663 na sua lista de contatos do celular e inicie uma conversa. O serviço com informações automatizadas funciona 24 horas. Durante o contato, é possível falar com a equipe de atendentes, disponível todos os dias, das 8h às 20h. Se preferir, acesse os outros canais de atendimento da Agência:

Portal da ANAC: o site reúne conteúdo sobre os principais temas na página de passageiros e na página de regulados.

Telefone 163: ligação gratuita, disponível em português, inglês e espanhol. O funcionamento é das 8h às 20h, todos os dias.

Chat eletrônico: funcionamento automatizado 24 horas e atendimento humano todos os dias, das 8h às 20h.

Internet: registro de demandas por meio da plataforma Fala.Br.

ATENÇÃO: a Anac não entra em contato pelo WhatsApp para solicitar senhas ou documentos. Se você receber esse tipo de mensagem, não responda. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, procure um dos nossos canais oficiais de atendimento.

Tags

Autor