AVIÃO: Anac cria canal de WhatsApp para resolver transtornos em aeroportos e aviões
Os problemas com as companhias aéreas, entretanto, seguirão sendo tratados diretamente com as empresas
Alguns dos transtornos comuns em viagens de avião poderão ficar um pouco mais fáceis de serem resolvidos no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão máximo do transporte aéreo do País, agora conta com um canal de WhatsApp para atender à população.
Pelo número (61) 9 9155-4663 é possível solicitar informações e esclarecer dúvidas sobre o serviço aéreo nacional. A promessa é de que o atendimento automatizado funcionará 24 horas e responderá aos principais temas relacionados a passageiros e companhias aéreas.
A interação com os atendentes, entretanto, será diária, mas terá um horário de funcionamento menor: das 8h às 20h. Segundo a Anac, o novo canal foi criado para facilitar o acesso à informação pelo cidadão, já que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pela população.
CANAL NÃO RESOLVERÁ PROBLEMAS COM COMPANHIAS AÉREAS
A Anac explicou que o novo canal é um recurso rápido de tira-dúvidas. Se o usuário entender que seu questionamento não foi contemplado ou se desejar fazer uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, os atendentes irão fazer o registro na plataforma Fala.Br e encaminhá-lo às áreas técnicas da ANAC para análise e resposta.
Mas vale destacar que reclamações específicas sobre problemas com companhias aéreas devem ser direcionadas diretamente às empresas ou por meio do www.consumidor.gov.br. A Anac apenas monitora as demandas registradas na plataforma, assim como a Secretaria Nacional do Consumidor, os Procons, as Defensorias Públicas, os Ministérios Públicos e os Tribunais de Justiça.
- Aeroporto do Recife: voos seguem sendo desviados e cancelados devido às chuvas e ao desligamento do sistema de orientação de pousos dos aviões
- AEROPORTO DO RECIFE: religamento do sistema de orientação de POUSOS dos aviões está sob análise da FAB
- AEROPORTO DO RECIFE desativa sistema de orientação de pousos e DESVIO DE VOOS poderá ser comum quando chove. Entenda
“O novo canal é mais uma opção, entre os já oferecidos pela Agência via telefone e internet, para obter informações sobre temas de interesse de passageiros, profissionais da aviação civil e outros regulados, como regras de bagagem, direitos e deveres, reembolso, alteração de viagem, documentos para embarque, regulamentos, licenças, acesso a sistemas, entre outros.
COMO FALAR COM A ANCA PELO WHATSAPP
Salve o número (61) 9 9155-4663 na sua lista de contatos do celular e inicie uma conversa. O serviço com informações automatizadas funciona 24 horas. Durante o contato, é possível falar com a equipe de atendentes, disponível todos os dias, das 8h às 20h. Se preferir, acesse os outros canais de atendimento da Agência:
Portal da ANAC: o site reúne conteúdo sobre os principais temas na página de passageiros e na página de regulados.
Telefone 163: ligação gratuita, disponível em português, inglês e espanhol. O funcionamento é das 8h às 20h, todos os dias.
Chat eletrônico: funcionamento automatizado 24 horas e atendimento humano todos os dias, das 8h às 20h.
- PASSAGEM DE AVIÃO por R$ 200: Programa Voa Brasil tem novas regras anunciadas e data para ser lançado. Entenda
- PASSAGEM DE AVIÃO por R$ 200: após bronca de Lula, ministro diz que companhias aéreas vão aderir ao Programa Voa Brasil
- PASSAGEM DE AVIÃO por R$ 200: confira as regras para participar do novo Programa Voa Brasil
Internet: registro de demandas por meio da plataforma Fala.Br.
ATENÇÃO: a Anac não entra em contato pelo WhatsApp para solicitar senhas ou documentos. Se você receber esse tipo de mensagem, não responda. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, procure um dos nossos canais oficiais de atendimento.