CICLISTA morre atropelada no Complexo de Salgadinho, em OLINDA
No trecho deveria existir uma ciclovia prevista no Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife desde 2014
Uma ciclista foi atropelada e morta pelo condutor de uma caminhonete no fim da manhã desta segunda-feira (21/8), na Avenida Olinda, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
A mulher, que tinha 45 anos e foi identificada como Fabíola André dos Santos, tentava atravessar a via, que é a rodovia estadual PE-001, quando teria sido atropelada. O trecho deveria ter velocidade limite de 60 km/h, mas não conta com nenhum tipo de fiscalização eletrônica para forçar os motoristas a respeitá-la.
Segundo informações de testemunhas, a caminhonete estava sendo conduzida por um vendedor, mas não se sabe se ele estava acima da velocidade permitida. O motorista, que não teve o nome informado, permaneceu no local do sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda), fez o teste de alcoolemia, que deu negativo, e teria prestado toda a assistência à vítima.
A ciclista, entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu antes de o Samu chegar para prestar socorro. O registro foi feito pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). Veja a nota oficial: "A Polícia Militar informa, através do BPRv, que foi acionado para um acidente (sinistro) de trânsito em Salgadinho, na segunda-feira (21/08), onde um ciclista foi atropelado por uma SUV e foi a óbito. O motorista ficou no local, fez teste de etilômetro que deu negativo, e foi apresentado na Central de Plantões da Capital, para os procedimentos cabíveis. Os pertences da vítima foram entregues a seu sobrinho".
CICLOVIA PREVISTA NO LOCAL DO ATROPELAMENTO DA CICLISTA
Pelo Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC), elaborado ainda em 2014, deveria existir uma ciclovia no trecho. Mas ela nunca foi construída pelo governo de Pernambuco, que seria o responsável pela construção da rede cicloviária no local.
Ainda sob gestão do PSB, o Estado optou por fazer a conexão cicloviária do Recife com Olinda pela via local oeste da Avenida Agamenon Magalhães, na Ilha do Joaneiro, seguindo pela antiga Fábrica Tacaruna. O equipamento, inclusive, está destruído, sem qualquer tipo de manutenção.