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TRÂNSITO: mais uma área de TRÂNSITO calmo e nova CICLOFAIXA são implantadas no Recife

Ao todo, são 23 novas faixas de pedestres, apenas no entorno da Praça do Trabalho, e mais 680 m² dedicados aos pedestres

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Roberta Soares

Publicado em 23/10/2023 às 15:33 | Atualizado em 23/10/2023 às 16:51
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A Prefeitura do Recife implantou mais uma área de trânsito calmo utilizando o urbanismo tático - estratégia que faz uso da sinalização horizontal para protagonizar o pedestre -, além de uma pequena ciclofaixa para conectar outros equipamentos da cidade.

As novas intervenções - que têm custo financeiro baixo porque envolvem basicamente o uso de tinta - ficam na Zona Norte do Recife. A nova área de trânsito calmo fica no entorno da Praça do Trabalho e a nova ciclofaixa fica na Rua Padre Lemos, ambas no bairro de Casa Amarela.

CICLOFAIXA PADRE LEMOS TEM 1,5 KM

A Ciclofaixa Padre Lemos tem 1,5 quilômetro de extensão e, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai beneficiar 300 ciclistas diariamente. Com esse novo trecho, a cidade passa a ter uma rede de 176,5 km de rotas cicláveis interligadas em todo o Recife.

A nova ciclofaixa contempla as seguintes vias: Rua Oscar de Barros, Rua Pedro Allain, Rua Padre Lemos, Rua Xavantes, Rua Eugênio Samico, Rua Paula Batista e a Praça do Trabalho. As estruturas serão divididas entre ciclofaixas bidirecional (dois sentidos), unidirecional (um sentido) ou ciclorrota (quando é implantada apenas sinalização e o ciclista divide espaço com o tráfego de veículos), a depender da estrutura da via.

JOSENILDO GOMES/PCR
Ciclofaixa tem 1,5 km de extensão e vai beneficiar 300 ciclistas, segundo a CTTU - JOSENILDO GOMES/PCR

URBANISMO TÁTICO AVANÇA NO RECIFE

o espaço de trânsito calmo com urbanismo tático alargou os espaços de pedestres e aumentou as travessias na área da Praça do Trabalho. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), por meio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), referência em estruturas viárias seguras.

A velocidade dos veículos foi readequada para, no máximo, 30 km/h, que é o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para vias que têm grande número de pessoas a pé.

Ao todo, são 23 novas faixas de pedestres, apenas no entorno da Praça do Trabalho, e mais 680 m² dedicados aos pedestres.

JOSENILDO GOMES/PCR
Praça do Trabalho ganha espaço que privilegia segurança viária, especialmente dos pedestres. Já a Rua Padre Lemos passa a ter rota ciclável de 1,5 km de extensão e que vai beneficiar 300 ciclistas por dia - JOSENILDO GOMES/PCR

“Aumentar espaços de pedestres e ciclistas é uma atitude essencial para a transformação do entorno urbano para estabelecer a prioridade para as pessoas. Então, a construção da nossa malha cicloviária, que tem sido ampliada de maneira mais intensa desde 2013, além de desafiador e um posicionamento em prol de uma cidade que investe em abarcar, com segurança, todas as pessoas”, explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

ÁREAS DE TRÂNSITO CALMO REDUZEM SINISTROS DE TRÂNSITO

As áreas de trânsito calmo reduziram em até 91% o índice de sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda)  com vítimas, como é o caso da Rua José de Alencar, na Ilha do Leite. Na Rua do Hospício, próximo à Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, a redução foi de 50%. Já no Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40%. Ao todo, já são mais de 500 mil pessoas beneficiadas com as intervenções.

MUDANÇA NA CIRCULAÇÃO DE RUAS

No entorno da Praça do Trabalho, haverá uma mudança de circulação para diminuir os conflitos entre os veículos. Um trecho da Rua Eugênio Samico e a Rua Reverendo Antônio Gueiros se tornarão mão única com sentidos inversos. Dessa maneira, quem deseja acessar a Avenida Norte vindo da Praça do Trabalho, deverá utilizar a Rua Reverendo Antônio Gueiros e seguir pela Rua Oscar de Barros. Já os que desejam seguir da Rua Oscar de Barros para a Praça do Trabalho poderão utilizar a Avenida Norte ou a Rua Eugênio Samico.

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