RAMAL DA COPA, previsto ainda para 2014, levará mais dois anos para ser concluído e custará mais R$ 60 milhões
Gestões passadas gastaram quase R$ 200 milhões e obra seguiu incompleta, virando uma lenda urbana do Grande Recife
O Ramal da Copa, projeto viário que já custou quase R$ 200 milhões aos cofres públicos e deveria estar pronto ainda para a Copa do Mundo de 2014, levará mais dois anos para ser concluído. E custará mais R$ 60 milhões. Acredite.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22/11) pelo governo de Pernambuco, durante a divulgação do início dos trabalhos de uma nova etapa do projeto: a construção de um segundo viaduto, obra essencial para permitir a conexão com o sistema viário de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife.
O Ramal da Copa - agora rebatizado pela gestão da governadora Raquel Lyra como Ramal da Arena - se transformou numa verdadeira lenda urbana do Grande Recife. Além do segundo viaduto, que pelas expectativas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) deverá ter a construção concluída em março de 2024, o projeto também depende da implantação de um trecho de um quilômetro ligando o Ramal à Avenida Belmino Correia, em Camaragibe.
AMPLIAÇÃO NECESSÁRIA PARA VIABILIZAR CORREDOR DE BRT LESTE-OESTE ATÉ A ARENA
Essa conexão viária é que permitirá a ampliação do Corredor de BRT Leste-Oeste do Terminal Integrado de Camaragibe até a Arena Pernambuco. O Ramal da Arena é uma estrada de aproximadamente quatro quilômetros que liga a BR-408, na entrada da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, à rodovia PE-005 (Avenida Belmino Correia), em Camaragibe, na altura do TI Camaragibe.
“De fato, essa é a nossa previsão porque tivemos que rever os contratos que, embora estivessem em andamento, andavam a passos de tartaruga e tinham diversas falhas técnicas que precisaram ser corrigidas. E isso exigiu a realização de aditivos, como foi o caso do contrato para execução do segundo viaduto, que saiu de R$ 4,7 milhões para R$ 5,3 milhões”, explica o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Queiroz.
A segunda obra e que será a mais demorada - a implantação de um trecho de um quilômetro ligando o Ramal à Avenida Belmino Correia, em Camaragibe - também será a mais cara: previsão de R$ 26 milhões, recurso que já estaria garantido pelo Estado.
LICITAÇÃO SERÁ CONCLUÍDA AINDA EM DEZEMBRO
“Essa segunda obra está com a licitação em andamento e previsão de escolha do vencedor no dia 18/12. Ela é fundamental para permitir a construção das outras pistas do sistema viário e viabilizar a operação do corredor de BRT até a Arena Pernambuco. Assim atendemos aos bairros da região”, reforça.
O secretário executivo prevê o início da segunda obra em janeiro de 2024. “Ela seguirá paralela à construção do segundo viaduto, que deve ser finalizado em março de 2024. São dois anos estimados de trabalhos porque é uma obra de grandes dimensões. Vamos executar seis faixas de rolamento, das quais serão para veículos e duas para os BRTs. além de uma ciclofaixa”, afirma.
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Além das duas obras já citadas, como explica Rodrigo Queiroz, ainda ficarão intervenções remanescentes e menores, que vão totalizar mais R$ 29 milhões. O governo de Pernambuco, entretanto, está tentando obter esses recursos pelo governo federal, via PAC Seleções.
INTERDIÇÕES E ACESSO RESTRITO NO RAMAL DA COPA
Devido às obras de duplicação do viaduto do Ramal da Copa, os motoristas que circulam na área deverão ficar atentos ao trânsito porque haverá redução de faixas e proibição do tráfego de veículos de grande porte a partir desta quinta-feira (23/11).
O caminho é muito utilizado como atalho por quem sai da Zona Oeste do Recife em direção ao interior do Estado, e vice-versa. Com a obra, as equipes de trânsito municipais estarão fazendo desvios pelos bairros da UR-7 e de Viana. A estrada terá seu tráfego restringido e ficará interditada nos dois sentidos no ponto da obra de duplicação, a 1 km da Avenida Belmino Correia.
O tráfego de caminhões e ônibus será proibido em todo o percurso durante a intervenção, que está prevista para ser concluída em até quatro meses. Os desvios pelo bairro de Viana são por ruas estreitas, que não possibilitam manobras de veículos de grande porte.
Até mesmo os carros de passeio vão precisar de atenção, principalmente nos horários de pico da manhã e da noite. Em todo o percurso serão instaladas placas de informação alertando os motoristas sobre a interdição e os desvios.
ROTAS DE FUGA
O Estado recomenda que os motoristas cogitem utilizar outras rotas, como as BRs 232 e 101, além da Avenida Caxangá, para entrar e sair do Recife. O percurso aumenta a viagem em 8 quilômetros, mas pode ser uma opção melhor do que ficar preso no trânsito no entorno da obra.
As obras de duplicação do viaduto permitirão a instalação de duas faixas de rolamento com largura de 9 metros, uma outra faixa de 7 metros de largura para os BRTs e outra de 1,80 metro para a ciclofaixa. O viaduto terá dois canteiros centrais , passeios de pedestres e guarda corpo nas extremidades.