TRANSPORTE PÚBLICO

CALOR: estações de BRT sem previsão para voltar a ter ar-condicionado no Grande Recife, apesar do calor

Passageiros do BRT terão que esperar até o fim do primeiro semestre de 2024, se tudo correr bem administrativamente

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Roberta Soares

Publicado em 05/12/2023 às 8:00
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Os passageiros do BRT pernambucano - conhecido como Via Livre - devem se preparar para enfrentar um dos verões mais quentes do planeta com as estações de embarque e desembarque do sistema sem refrigeração. E, o que é pior: sem perspectiva para que os equipamentos de ar-condicionado sejam reinstalados rapidamente, embora as estações estejam nessa situação desde 2020, quando foram sucateadas na pandemia de covid-19.

A previsão do governo de Pernambuco é que a situação permaneça assim até, pelo menos, o fim do primeiro semestre de 2024. A péssima notícia foi dada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), que está às voltas com exigências administrativas e legais sobre a aquisição dos novos equipamentos de refrigeração.

Das 44 estações construídas nos dois corredores de BRT (Leste-Oeste, que liga o Recife à cidade de Camaragibe, na RMR, e Norte-Sul, que faz a conexão da capital com o município de Igarassu, também na RMR), apenas uma estava refrigerada até um mês atrás, aproximadamente.

Mas, por problemas no fornecimento de energia elétrica da Neoenergia, deixou de ser refrigerada. Era a estação Areinha, do Corredor Leste-Oeste, que vinha sendo usada como projeto piloto para testar equipamentos de combate à evasão de receita e invasões do sistema pela Nova Mobi Pernambuco, concessionária que assumiu a gestão das estações de BRT e dos 26 terminais integrados pelos próximos 33 anos.

PROBLEMAS COM A LICITAÇÃO PÚBLICA

Guga Matos/JC Imagem
Para diminuir o calor dos passageiros, as unidades ficam com as portas abertas, o que estimula a invasão de fora para dentro por pessoas que não podem ou não querem pagar a passagem - Guga Matos/JC Imagem
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Para diminuir o calor dos passageiros, as unidades ficam com as portas abertas, o que estimula a invasão de fora para dentro por pessoas que não podem ou não querem pagar a passagem - Guga Matos/JC Imagem

Embora a gestão estadual passada tenha concluído as licitações públicas em julho de 2022 e anunciado um investimento superior a R$ 4 milhões na compra dos novos equipamentos de ar-condicionado, o atual governo argumenta que houve problemas na execução do contrato e que todo o processo está sendo apurado por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As licitações previam a aquisição de 256 ar-condicionados - uma média de seis equipamentos por estação -, mas apenas 48 teriam sido entregues. “As empresas não instalaram o programado porque, segundo argumentaram, a reforma das estações não tinha sido concluída. E, agora, está tudo sob avaliação do TCE-PE. O que nós podemos garantir é que vamos resolver a questão até o fim do segundo semestre de 2024”, explicou o presidente do CTM, Matheus Freitas.

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Para os passageiros, a ausência da refrigeração é desconfortável e compromete a imagem do BRT, implantado com a promessa do governo de Pernambuco de ser um sistema de qualidade, com conforto e praticidade - Guga Matos/JC Imagem

Segundo informações repassadas ainda em 2022, o investimento de R$ 4 milhões seria realizado em dois contratos. Um, no valor de R$ 3,7 milhões, com a empresa Moreira & Neves Ltda, que previa o fornecimento e instalação de equipamentos de climatização do tipo split cassete em 26 estações de BRTs do Corredor Norte-Sul e 16 estações do Corredor Leste-Oeste.

E um segundo, com a Place Comércio Serviços, para instalação das cortinas de ar nas mesmas estações, ao custo de R$ 44 mil. Os dois teriam vigência de um ano, contados a partir do dia 1º/7. Cortinas de ar são equipamentos que ficam instalados sobre a porta de entrada de ambientes, fazendo uma barreira e garantindo o isolamento térmico do local.

POPULAÇÃO SOFRE E PORTAS DAS ESTAÇÕES FICAM ABERTAS, ESTIMULANDO AS INVASÕES

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Das 44 estações construídas nos dois corredores de BRT (Leste-Oeste, que liga o Recife à cidade de Camaragibe, na RMR, e Norte-Sul, que faz a conexão da capital com o município de Igarassu, também na RMR), apenas uma estava refrigerada até um mês atrás, aproximadamente - Guga Matos/JC Imagem
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Embora a gestão estadual passada tenha concluído as licitações públicas em julho de 2022 e anunciado um investimento superior a R$ 4 milhões na compra dos novos equipamentos de ar-condicionado, o atual governo argumenta que houve problemas na execução do contrato e que todo o processo está sendo apurado por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). - Guga Matos/JC Imagem

As estações de BRT estão sem ar-condicionado desde o fim do primeiro semestre de 2020, quando, no auge da pandemia de covid-19, as unidades foram totalmente vandalizadas no Grande Recife. Para diminuir o calor dos passageiros, as unidades ficam com as portas abertas, o que estimula a invasão de fora para dentro por pessoas que não podem ou não querem pagar a passagem.

Para os passageiros, a ausência da refrigeração é desconfortável e compromete a imagem do BRT, implantado com a promessa do governo de Pernambuco de ser um sistema de qualidade, com conforto e praticidade.

“O BRT teve um período em que era muito bom. Pelo menos o Corredor Leste-Oeste. Mas sem o ar-condicionado, o que vemos são as portas das estações abertas e um convite a invasão e à desordem. Estimula a insegurança”, lamenta o design Saulo Brasil, que usa o BRT com frequência.

ÚNICO BRT DO BRASIL E SEGUNDO DO MUNDO A TER ESTAÇÕES REFRIGERADAS

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Embora a gestão estadual passada tenha concluído as licitações públicas em julho de 2022 e anunciado um investimento superior a R$ 4 milhões na compra dos novos equipamentos de ar-condicionado, o atual governo argumenta que houve problemas na execução do contrato e que todo o processo está sendo apurado por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). - Guga Matos/JC Imagem
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A única estação que tem refrigeração é a Areinha, do Corredor Leste-Oeste, que vinha sendo usada como projeto piloto para testar equipamentos de combate à evasão de receita e invasões do sistema pela Nova Mobi Pernambuco, concessionária que assumiu a gestão das estações de BRT e dos 26 terminais integrados pelos próximos 33 anos. - Guga Matos/JC Imagem
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A única estação que tem refrigeração é a Areinha, do Corredor Leste-Oeste, que vinha sendo usada como projeto piloto para testar equipamentos de combate à evasão de receita e invasões do sistema pela Nova Mobi Pernambuco, concessionária que assumiu a gestão das estações de BRT e dos 26 terminais integrados pelos próximos 33 anos. - Guga Matos/JC Imagem

Vale destacar que o BRT pernambucano, batizado de Via Livre, é o único do Brasil e o segundo do mundo a ter estações refrigeradas. Nem mesmo Curitiba, no Paraná, berço mundial do sistema, optou pela refrigeração. Além de Pernambuco, apenas Dubai, nos Emirados Árabes - país extremamente rico - tem estações refrigeradas.

Depois que as estações voltarem a ser refrigeradas, a manutenção dos equipamentos será responsabilidade da gestão privada das unidades, que desde fevereiro de 2022 está com o a Nova Mobi Pernambuco, empresa do Grupo Socicam que venceu a licitação do governo de Pernambuco para administrar por 35 anos os 26 terminais integrados de ônibus e as 44 estações de BRT em operação no Grande Recife. É a primeira Parceria Público Privada (PPP) do setor no Estado.

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