TRANSPORTE AÉREO

Aeroporto Internacional do Recife ganha novas instalações e aumenta a capacidade de voos em 60%

Entre as novidades, está a construção de um píer para voos internacionais, área reversível que pode ser utilizada também em destinos domésticos, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes

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Roberta Soares

Publicado em 12/12/2023 às 17:21 | Atualizado em 13/12/2023 às 10:51
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O Aeroporto Internacional do Recife está maior, mais confortável e sustentável, mais novo e com a capacidade operacional ampliada em 60%. Nesta terça-feira (12/12), a Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, inaugurou as obras de ampliação e modernização do equipamento.

Segundo a concessionária, o aeroporto ganhou 40% a mais de área edificada e crescimento de 60% na capacidade de receber voos e passageiros. Tudo dentro do padrão da concessionária, implementado nos 80 aeroportos e dois heliportos ao redor do mundo.

Entre as novidades, está a construção de um píer para voos internacionais, área reversível que pode ser utilizada também em destinos domésticos, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes. A ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até cinco aeronaves de grande porte simultaneamente, com a possibilidade de atrair mais operações internacionais para a capital pernambucana.

Segundo a Aena Brasil, o terminal já é o mais movimentado do Nordeste, recebendo mais de 700 mil passageiros por mês e, agora, com 70 mil metros quadrados de área. Também é o mais movimentado de todas as capitais brasileiras, excluindo a região Sudeste e Brasília.

FORÇA DO AEROPORTO DO RECIFE

LÉO CALDAS/AENA BRASIL
O Recife também ganhou leitores eletrônicos de cartões de embarque, mais totens de autocheck-in e novos balcões de controle de imigração - LÉO CALDAS/AENA BRASIL

“O aeroporto está pronto para crescer, ajudando a impulsionar o desenvolvimento de Pernambuco, estimular o turismo e oferecer uma experiência de viagem diferenciada aos passageiros, com mais eficiência de ponta a ponta”, afirmou o presidente da Aena na Espanha, Maurici Lucena.

“Hoje, consideramos a Aena uma empresa hispano-brasileira. Quando somamos as duas concessões que administramos, a do Nordeste e a do bloco SP/MS/PA/MG, nosso investimento no País ultrapassa R$ 8 bilhões”, destacou.

O executivo lembrou, ainda, que a concessionária é responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional, com 17 aeródromos em nove estados, incluindo aeroportos decisivos para a malha aérea brasileira, como Congonhas e o Recife. “Isso nos traz um imenso orgulho, mas também grande responsabilidade. Nosso objetivo é oferecer infraestruturas cada vez melhores, capazes de apoiar o desenvolvimento das regiões onde atuamos, possibilitando a atração de novos negócios e fomentando o turismo local”, afirmou.

QUASE 2 BILHÕES EM INVESTIMENTOS

LÉO CALDAS/AENA BRASIL
Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL

A Aena Brasil diz que já investiu R$ 1,4 bilhão em obras estruturais nos seis aeroportos que administra no Nordeste. Mais R$ 500 milhões teriam sido aportados em sistemas, equipamentos e novas manutenções.

Para o terminal do Recife, foram adquiridos quatro novos fingers (pontes de embarque), escadas rolantes, esteiras de bagagem automatizadas do check-in ao embarque e carrosséis de devolução de bagagem aos passageiros. A infraestrutura também foi preparada para inspeção, por tomógrafo, de todas as bagagens despachadas, configurando um reforço significativo na segurança operacional.

O Aeroporto Internacional do Recife também passa a contar com duas salas VIP. A primeira delas está em funcionamento desde julho e a segunda, localizada na nova área de operações internacionais, será entregue no início de 2024.

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Aeroporto Internacional do Recife terá crescimento de 60% na capacidade de receber voos e passageiros - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife terá crescimento de 60% na capacidade de receber voos e passageiros - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada. Entre as novidades, está a construção de um píer para voos internacionais e área reversível que serve a voos domésticos - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL

As pistas receberam melhorias na segurança operacional, RESAs (sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas) nas duas cabeceiras, faixa preparada e revitalização da sinalização horizontal, entre outras melhorias. A ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até cinco aeronaves de grande porte simultaneamente. Além disso, sete novos hangares foram construídos, incrementando a oferta de aviação geral. Mais amplos, modernos e funcionais, os novos equipamentos ficam localizados no lado oposto aos antigos, ao lado da Base Aérea.

MAIS INOVAÇÕES NO NOVO TERMINAL

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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife terá crescimento de 60% na capacidade de receber voos e passageiros - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife terá crescimento de 60% na capacidade de receber voos e passageiros - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife terá crescimento de 60% na capacidade de receber voos e passageiros - LÉO CALDAS/AENA BRASIL
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Aeroporto Internacional do Recife passou por reforma e ganhou 40% a mais de área edificada - LÉO CALDAS/AENA BRASIL

O Recife também ganhou leitores eletrônicos de cartões de embarque, mais totens de autocheck-in e novos balcões de controle de imigração. O embarque remoto também foi contemplado com uma sala de dois mil metros quadrados e acesso direto para conexões. O espaço é quatro vezes maior, oferecendo ainda mais conforto e qualidade para os passageiros que embarcam nos voos com destinos regionais. Também foram implantados mais dois portões de embarque, chegando a cinco no total, e vagas adicionais de parada de ônibus.

FINANCIAMENTO COM O BNDES

As obras de ampliação e modernização contaram com financiamento de R$ 509 milhões do Banco do Nordeste (BNB) ao grupo Aena Internacional de Desarrollo. Foi uma operação de crédito total da ordem de R$ 1,8 bilhão destinada à reforma e ampliação dos aeroportos do chamado Bloco Nordeste, que inclui, além de Recife, Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB).

O aeroporto do Recife recebeu a maior fatia dos valores providos pelo BNB. Os créditos foram concedidos por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura Complementar da Região Nordeste (Proinfra) e contam com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

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