CARNAVAL 2024

CARNAVAL 2024: 131 linhas de ônibus serão afetadas com interdição da Ponte Duarte Coelho para o Galo da Madrugada

Mudanças vão começar a valer neste sábado (3/2) porque Prefeitura do Recife decidiu antecipar em quatro dias a montagem da alegoria gigante do Galo da Madrugada

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/02/2024 às 12:49 | Atualizado em 01/02/2024 às 18:46
Notícia
X

O fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da alegoria gigante do Galo da madrugada, uma das principais ligações para o transporte público no Centro do Recife e que conecta as Avenidas Boa Vista e Guararapes, vai afetar o itinerário de 131 linhas de ônibus a partir do próximo sábado (3/2), exigindo atenção e muita paciência dos passageiros.

Dos condutores de veículos particulares também - vale ressaltar -, já que os coletivos passarão a usar vias que antes não utilizavam, dividindo ainda mais espaço com os carros e caminhões. As mudanças, que pela primeira vez foram antecipadas pela Prefeitura do Recife em quatro dias em relação ao Carnaval 2023, por exemplo, começam às 15h deste sábado e devem seguir até a Quarta-Feira de Cinzas (14/2).

PONTE GIRATÓRIA FECHADA PIORA CIRCULAÇÃO

O fechamento da Ponte Giratória (12 de Setembro) desde outubro para obras de recuperação é outra intervenção que deixará a circulação no Centro ainda mais confusa, principalmente para os coletivos e veículos particulares que chegam à região central a partir da Zona Sul.

CARNAVAL 2024: passageiro do transporte público é quem vai sofrer com a antecipação do fechamento da Ponte Duarte Coelho pela Prefeitura do Recife

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), das 131 linhas afetadas - o que representa 40% das linhas em operação no sistema de ônibus da Região Metropolitana -, 84 são convencionais, 7 são BRT’s e 40 são bacuraus. Por isso, todas mudarão temporariamente o itinerário e os pontos de embarque e desembarque.

BETO DLC/JC IMAGEM
Ponte Duarte Coelho durante interdição em 2023 - BETO DLC/JC IMAGEM

"A principal dica para o passageiro é a mesma de todos os anos: ficar atento à parada que desembarcou na chegada ao Centro do Recife e procurar pegar o coletivo na volta para casa no mesmo local", recomenda o coordenador de Operações do CTM, Mário Sérgio Cornélio.

A partir da interdição da ponte, 36 pontos de embarque e desembarque de passageiros
sofrerão algum tipo de alteração para atender aos usuários das linhas que terão
mudanças no percurso.

Entenda os retornos:

Linhas que entram no Centro vindas da Zona Oeste:

As linhas que entram no Centro pela Avenida Conde da Boa Vista farão retorno pela Rua da Aurora, Rua João Lira ou Rua Riachuelo, e Rua do Hospício.

As linhas que precisam chegar ao Bairro do Recife ou Terminal de Santa Rita irão usar a Ponte Princesa Isabel e a Rua do Imperador.

Linhas que entram no Centro vindas da Zona Sul:

Já as linhas que entram no Centro a partir da Zona Sul utilizarão a Avenida Martins de Barros, a Praça da República e a Rua João Lira para chegar à Avenida Conde da Boa Vista. E muitas ainda precisam fazer retorno no Cais do Apolo, já que a Ponte Giratória segue interditada.

Algumas linhas que saem da Zona Sul, entretanto, estão retornando do Terminal de Santa Rita.

Linhas que entram no Centro vindas da Zona Norte:

As linhas que saem da Zona Norte do Grande Recife estarão fazendo retorno por vias como a Avenida Cruz Cabugá, Ponte Princesa Isabel, Rua do Imperador e Rua do Hospício.

CONFIRA as mudanças AQUI

LINHAS ESPECIAIS PARA O DESFILE DO GALO DA MADRUGADA

No Sábado de Zé Pereira (10/2), quando acontece o desfile do Galo da Madrugada, o Grande Recife Consórcio irá ativar duas linhas especiais: 117 – Circular do Galo e 2461 -
Shopping Camará/Galo).

A Circular do Galo sairá do Shopping Tacaruna e retornará pelo Bairro do Recife, no horário das 5h30 às 19h. O valor será o mesmo do anel A (R$ 4,10) e aceitará todos os cartões VEM e gratuidade. Já a linha Shopping Camará/Galo sairá do centro de compras, em Camaragibe, no horário das 7h às 17h, com destino ao Recife, custando R$ 23 e sendo paga apenas em dinheiro. 

Tags

Autor