É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Na última terça-feira (20), a Uber revelou em comunicado uma nova parceria estratégica entre a empresa de tecnologia Cartken e o gigante industrial japonês Mitsubishi Electric, visando o lançamento de robôs autônomos para entrega de alimentos em partes de Tóquio já no próximo mês.
Essa iniciativa marca a primeira incursão internacional da Uber Eats na entrega autônoma, com Tóquio sendo o pioneiro nesse modelo de serviço fora dos Estados Unidos. No entanto, o Japão já está familiarizado com a presença de robôs no setor de hospitalidade, com muitas cadeias de restaurantes populares utilizando essa tecnologia há anos.
ROBÔS FARÃO ENTREGAS NO JAPÃO
Os robôs Modelo C da Cartken serão encarregados das entregas e da navegação pelas movimentadas calçadas de Tóquio, supervisionados pela Mitsubishi Electric como parte dessa colaboração estratégica.
Equipados com tecnologias avançadas de inteligência artificial e visão computacional, esses robôs são projetados para evitar obstáculos, ceder passagem a pedestres e obedecer aos semáforos, garantindo assim uma entrega segura e eficiente.
A parceria entre a UberEats e a Cartken já foi testada com sucesso em partes de Miami em 2022 e expandiu-se para Fairfax, Virgínia, no ano passado. Agora, o Japão, enfrentando desafios demográficos e logísticos significativos, vê essa iniciativa como uma solução promissora para suas crescentes demandas de entrega.
Shoji Tanaka, gerente geral sênior do Centro de Desenvolvimento de Aplicações Avançadas da Mitsubishi Electric, destacou a importância desses serviços de entrega autônoma como uma resposta eficaz aos desafios logísticos em constante evolução no Japão. Ele expressou otimismo em relação à disseminação desses serviços e mencionou planos futuros de colaboração com edifícios e infraestrutura de fábrica para expandir ainda mais a atuação dos robôs autônomos.