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Depois de muitas críticas de motoristas e cancelamentos, Uber e 99 desativam categorias populares de viagens no País

As categorias eram as mais baratas das duas plataformas. E também as mais criticadas pelos condutores, devido aos baixos valores cobrados pelas viagens, e as que mais vinham gerando os irritantes cancelamentos para os passageiros

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Roberta Soares

Publicado em 06/11/2021 às 12:24 | Atualizado em 09/11/2021 às 18:30
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A crise que tem feito parte da rotina dos aplicativos de transporte individual de passageiros, como Uber e 99, principalmente devido aos constantes reajustes dos combustíveis no Brasil e consequente queda na qualidade do serviço, provocou mais um recuo das gigantes. Motoristas parceiros têm recebido mensagens nos últimos dias sobre o fim das viagens pelo UberX Promo e pela 99Poupa, as categorias mais baratas e populares das duas plataformas - e também as mais criticadas pelos condutores devido aos baixos valores cobrados pelas viagens e as que mais vinhas gerando os irritantes cancelamentos para os passageiros. A redução do preço das corridas chegava a 50% do valor.

O comunicado do fim da operação da UberX Promo foi enviado para diversos motoristas do Recife e, de fato, já não consta como opção de viagens no aplicativo. O mesmo aconteceu com o fim das corridas pelo 99Poupa. Também não está mais como opção de viagem no app. A justificativa apresentada pelas duas plataformas, em resumo, é que os serviços mais acessíveis aos passageiros foram criados para o período de baixa demanda durante a pandemia de covid-19, ainda em 2020, quando as corridas chegaram a ter uma redução superior a 80% - segundo informações extraoficiais, já que as plataformas não abrem os dados.

Seria uma opção, na visão das plataformas, para os motoristas conseguirem mais corridas naquela época de lockdown e muito home office. A Uber confirmou o fim da UberXPromo. Explicou que a desativação deverá permanecer, ao menos, até o fim de 2021, quando a demanda de corridas deve se manter alta devido às festividades e férias. “Com o avanço da vacinação da população, a retomada das atividades e a época de final de ano, a demanda por viagens em sua cidade aumentou. Por isso, informamos que o UberX Promo está sendo desativado”, diz o comunicado.

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Fim do UberX Promo - Reprodução

A 99 também confirmou o fim da operação do serviço 99Poupa. Em nota, informou que a desativação aconteceu desde o dia 3 de novembro em todo o País. E que o fim teve as mesmas razões apresentadas pela Uber. “Lançada em junho de 2020, ainda no início da pandemia, sua missão foi a de promover mais segurança e acessibilidade para trabalhadores essenciais e contribuir com mais corridas para os motoristas parceiros naquele período de distanciamento social. Como funcionava exclusivamente em horários e locais com baixa demanda, o 99Poupa já não estava disponível aos passageiros na maior parte do tempo, por conta da retomada das atividades econômicas e crescimento na demanda por carros de aplicativo. Diante disso, a 99 decidiu desativá-lo em todo o País”, afirmou.

Entre os motoristas parceiros, a desativação foi comemorada porque as categorias populares vinham sendo muito criticadas pelos valores baixos das corridas. “O fim momentâneo das categorias UberX Promo e 99 Poupa só comprova o que dizíamos desde a implementação: que estas modalidades eram ruins para os motoristas porque puxavam as tarifas já defasadas ainda mais para baixo. Como pode o combustível custar próximo a R$ 7 e as empresas baixarem em cerca de 50% o valor das viagens? Esperamos que essas categorias não voltem mais e que a Uber, 99 e InDriver abram mão dos seus enormes percentuais e passem a remunerar melhor os motoristas”, afirmou Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape).

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99 confirmou o fim da 99Poupa e alegou que a categoria cumpriu com sua missão - DIVULGAÇÃO

Os motoristas parceiros, no entanto, querem mais. “As tarifas continuam precisando melhorar. O custo operacional ainda não se paga. Gasolina próximo a R$ 7 e a tarifa base a R$ 5, como a conta fecha? Continuaremos lutando pelo reajuste de tarifas, uma vez que o fim dessas categorias, por si só, não resolve os problemas de ganhos dos motoristas. Como pode a gasolina ter aumentado quase 60% em 2021 e as tarifas dos aplicativos não acompanharem estes números?”, acrescentou.

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