APPS

Senado aprova PL que obriga Uber e 99 a ter botão de pânico dentro dos carros

Senado aprova instalação de botões de pânico em veículos de transporte de passageiros por apps

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 22/02/2024 às 11:37
Notícia
X

Na última quarta-feira (21), a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou um projeto de lei (PL) que visa tornar obrigatória a instalação de botões de pânico nos veículos de transporte de passageiros por aplicativo. A medida tem como principal objetivo garantir a segurança tanto dos motoristas quanto dos consumidores do serviço.

De acordo com o projeto, o chamado botão de pânico deverá ser uma ferramenta tecnológica capaz de permitir que tanto condutores quanto passageiros possam alertar sobre eventos que representem ameaças à sua segurança durante as viagens.

O texto proposto altera a lei que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). O senador Carlos Viana (Podemos-MG), autor do projeto, ressaltou a importância dos aplicativos de transporte aumentarem seus esforços para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Ele também destacou que a retirada do reconhecimento facial do texto original pelo relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ), poderia ser realizada de forma automática pelas empresas.

Por sua vez, o relator Carlos Portinho justificou a retirada da previsão do reconhecimento facial dos clientes, argumentando que essa medida seria invasiva. No entanto, ele apresentou duas emendas ao projeto, uma delas exigindo o cadastramento prévio, com foto e documento, tanto do condutor quanto do cliente que utilizará o serviço.

LEIA TAMBÉM: Uber amplia testes de gravação de vídeo para Recife no aplicativo;

SINAIS PARA IDENTIFICAR CARROS 

Outra mudança proposta pelo relator é a obrigatoriedade de os veículos de transporte por aplicativo portarem sinais de identificação, como placas luminosas, para facilitar a identificação pelos usuários do serviço.

O projeto agora segue para análise da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para decisão final. Se aprovado, a medida trará mudanças significativas no setor de transporte por aplicativo, visando aprimorar a segurança de motoristas e passageiros durante as viagens.

VÍDEO RELACIONADO: UBER SEM AR CONDICIONADO é PERMITIDO? O QUE DIZ A UBER E 99

Tags

Autor