SEGURANÇA VIÁRIA

A importância do comportamento seguro no trânsito

Leia artigo assinado pela presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira

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Roberta Soares

Publicado em 25/02/2024 às 9:00
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Abaixo, confira artigo assinado pela presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, e publicado pela Coluna Mobilidade. Eterna presidente da autarquia - brincadeira permitida, já que a engenheira tem o mérito de estar à frente do comando da CTTU há 11 anos -, Taciana faz um balanço das mudanças que o Recife tem conseguido implementar na segurança viária focada, principalmente, nos pedestres.

É fato que os desafios são muitos e há muita, mais muita estrada a ser percorrida pela capital na mobilidade urbana, mas também houve melhorias. E na questão da segurança focada nos pedestres, principalmente. O urbanismo tático e as ilhas de proteção de travessia em diversos corredores e ruas da cidade são exemplos. Mudanças, vale ressaltar também, que ganharam mais velocidade do Recife após a parceria com a Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).

Confira o artigo:

Recife de mãos dadas com os comportamentos seguros no trânsito

Por Taciana Ferreira

Um recente estudo realizado pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), através da Vital Strategies, revelou um dado preocupante: até 38% dos recifenses consideram aceitável dirigir acima dos limites de velocidade. Por isso, temos investido em ações que fomentem a mudança de comportamento no trânsito e vemos que a experiência do Recife com o uso de campanhas de mídia de massa tem sido exitosa.

O objetivo é fazer com que todos nós adotemos comportamentos seguros, especialmente em relação ao excesso de velocidade, que é o maior fator de risco de sinistros de trânsito, como aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, 86% dos entrevistados disseram apoiar os esforços da cidade em investir na comunicação de massa como um meio para informar as pessoas sobre os riscos que estão correndo. Isso é importante para gerar a cultura de incentivar comportamentos seguros uns nos outros e promover a redução de mortes por sinistros.

A comunicação estratégica tem sido um dos pilares da gestão de segurança viária no Recife e, aliado à fiscalização e à educação contínua, a Prefeitura do Recife tem promovido ações focadas no respeito aos limites de velocidade. Anualmente, desde 2021, equipes de gestão de dados informam aos times de comunicação o perfil das vítimas do trânsito, tanto feridos, quanto fatais. A partir daí, traçamos, de maneira multidisciplinar, estratégias para sensibilizar as pessoas e fazer dos nossos cidadãos aliados para salvar vidas na nossa cidade. Porque acreditamos e, enquanto gestão pública, nos posicionamos com a filosofia da Visão Zero - de que nenhuma morte no trânsito é justificável, todas podem ser evitadas.

Durante a Semana de Mobilidade do Recife, em setembro de 2023, foi lançada uma campanha de mídia de massa pela Prefeitura da Cidade, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).

DIVULGAÇÃO/CTTU
Campanha pelo respeito à velocidade das ruas e avenidas lançada pela CTTU/Recife na Semana da Mobilidade, em setembro, uma das poucas épocas do ano em que a educação de trânsito é lembrada - DIVULGAÇÃO/CTTU

O vídeo mostrava a história da tragédia da Tamarineira, bairro da Zona Norte do Recife, onde um sinistro de trânsito vitimou toda uma família em 2017 por conta de imprudências como o uso de álcool e drogas ao dirigir e, principalmente, o excesso de velocidade. Esse caso, que chocou a capital pernambucana, não pode ser esquecido pelos nossos cidadãos para que possamos aprender com os erros e não voltar a cometê-los. O resultado da pesquisa feita após essa ação mostra que a nossa cidade está no caminho certo, embora tenhamos um longo caminho pela frente.

Entre os entrevistados que lembraram da campanha, 93% citaram uma mensagem veiculada, sendo 35% ligado à importância do respeito ao excesso de velocidade e 30% sobre esse risco. Entre os usuários que lembraram da campanha, 70% conversaram com outras pessoas - um parente ou um amigo próximo - sobre os riscos da velocidade inadequada. Esse é um dado relevante porque apenas 26% dos entrevistados que não lembravam da campanha também revelaram que alguém já alertou sobre esse perigo. Dessa maneira, campanhas contínuas podem gerar a mudança e o incentivo maior à atitudes responsáveis.

A pesquisa também mediu as reações do público diante da campanha. As pessoas que lembraram do anúncio tiveram preocupação com o excesso de velocidade: 91% concordaram que o anúncio os fez compreender as consequências desse comportamento inseguro e se mostraram preocupados ao dirigir com rapidez. E 96% declararam estar mais propensos a respeitar os limites de velocidade estabelecidos e 95% informaram que foi motivado a esse respeito.

As vítimas fatais de sinistros de trânsito do Recife em 2022 são, em sua grande maioria, usuários vulneráveis do trânsito: pedestres (42%) e motociclistas (38%). Por isso, o excesso de velocidade tem um impacto tão grande na causa e agravamento dessas ocorrências. A campanha veiculada pela Prefeitura do Recife teve efeito em informar sobre a gravidade desse fator de risco: 98% dos que lembram do anúncio, concordam que quanto mais rápida for a velocidade, mais graves são os ferimentos em caso de sinistros, o número foi levemente menor, mas considerável, 95%, para os que não lembraram da campanha.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
TACIANA FERREIRA - PRESIDENTE DA CTTU - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Apesar parecer uma porcentagem pequena, esse padrão se repetiu em outras abordagens, como quando o pesquisador perguntou se há uma chance maior de ocorrer sinistro de trânsito quando há alta velocidade, a concordância foi de 97% para os que lembraram e 92% para os que não lembraram do anúncio.

A prática de campanhas de mídia de massa vem se consolidando como política pública de segurança viária no Recife. Ao todo, já realizamos quatro campanhas em três anos, sempre trazendo o excesso de velocidade como o principal fator de risco abordado. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é a causa de mais de 50% das mortes no trânsito em países subdesenvolvidos. Ao reafirmar o nosso compromisso em zerar mortes e lesões graves no trânsito, investimos e nos posicionamos em prol de uma cidade mais segura onde todas as pessoas possam ir e voltar bem para suas casas.

Agora, a expectativa é que a mudança de comportamento se consolide para que possamos ver, na prática, as melhorias na segurança viária. Nos eixos de fiscalização e de engenharia viária, também trabalhamos com o foco da readequação da velocidade, projetando ruas para induzir o respeito à máxima regulamentada. Entretanto, no final das contas, dependemos dos condutores para garantir que as ruas sejam seguras nesse aspecto, por meio dos seus comportamentos seguros.

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As mortes no trânsito no Recife aumentaram mais de 19% entre 2021 e 2022. Foram 105 vidas perdidas na capital em 2022 - divulgação
RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Centro de Controle Operacional da CTTU - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Recebemos, ainda, recomendações dos pesquisadores, tanto no que diz respeito aos próximos passos, quanto em relação ao público alvo. As conclusões do estudo trazem a compreensão de que é necessário haver investimentos contínuos em campanhas com essa temática, não apenas nas campanhas de mídia de massa, mas também em ações durante todo o ano. Esse investimento tem sido intensificado por meio da equipe de educação para o trânsito, com abordagens, eventos sempre com o desafio de mudar o comportamento por meio da informação.

Ficamos felizes com os bons resultados da pesquisa após a campanha realizada no Recife, o que nos dá ainda mais subsídios para continuar investido nesse método para promover a mudança de comportamento nas pessoas. Por isso, estamos trabalhando junto a outras secretarias e parceiros da sociedade civil para intensificar ainda mais essas ações e potencializar o efeito de diminuir as mortes no trânsito.

Para isso, nós juntamos várias equipes para vigilância contínua de dados em órgãos parceiros como o Samu e a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). Nós observamos o comportamento dos sinistros de trânsito, as principais vítimas, horários, o perfil das ocorrências para, então, montar estratégias com uma maior possibilidade de eficácia. Acreditamos que estamos no caminho certo, mas também que ainda há muito a se fazer porque, enquanto tivermos famílias sofrendo por seus entes queridos, o nosso trabalho não vai parar.

Taciana Ferreira, engenheira civil, mestra em transportes, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

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