INFRAESTRUTURA

Obras na PE-15: corredor de ônibus é liberado, mas transtornos seguem na PE-15, no Grande Recife

Segundo o DER-PE, a expectativa é de que as vias marginais da PE-15 não tenham tantos problemas no subleito como aconteceu na faixa de ônibus

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Roberta Soares

Publicado em 07/03/2024 às 11:43 | Atualizado em 07/03/2024 às 11:52
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Os transtornos para motoristas e, principalmente, passageiros do transporte público que circulam pela rodovia PE-15 e trecho da BR-101, na Região Metropolitana do Recife, estão um pouco menores. Isso porque, depois de mais de 1,5 ano de obras - o governo do Estado entregou a maior parte da reconstrução do corredor exclusivo de ônibus da via.

Assim, embora os trabalhos de requalificação da rodovia - fundamental para o Grande Recife por conectar quatro cidades à capital pernambucana - ainda sigam por todo o ano de 2024 e entrem pelo menos até o fim do primeiro semestre de 2025, houve um alívio nos congestionamentos.

Segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Rivaldo Melo, a pior parte da obra já passou com a reconstrução do corredor de ônibus. O engenheiro explica que o Estado está atuando em duas frentes. “Cuidamos do corredor de transporte público até Abreu e Lima e seguimos atuando no trecho da BR-101. Ao mesmo tempo, já começamos a recuperação das vias marginais em Ouro Preto (Olinda). E acreditamos que essa etapa terá menos intercorrências”, explica.

Segundo o engenheiro, a expectativa é de que as vias marginais da PE-15 - no caso da BR-101 só está prevista a recuperação do corredor de ônibus - não tenham tantos problemas no subleito como aconteceu na faixa de ônibus. “Acreditamos que será apenas a fresagem e a recomposição do pavimento em si.E, não, da camada do subleito. Se isso acontecer, será em apenas alguns pontos”, segue explicando.

OBRA SERÁ TOTALMENTE FINALIZADA EM 2025

 

Guga Matos/JC Imagem
A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem
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A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem
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A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem
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A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem
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A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem

A meta do Estado é acabar toda a requalificação da PE-15 até o meio do ano que vem (2025). Esse cronograma é previsto, principalmente, para os trabalhos de urbanização - que deverão fazer toda a diferença do projeto, com novas calçadas, ciclovias, travessia de pedestres e iluminação pública.

Mas a parte do pavimento - tanto os corredores de ônibus como as vias principais e marginais - será finalizada em 2024. “Estamos tentando executar a obra preservando o máximo possível o trânsito. Com a liberação do corredor de ônibus, já melhorou. A empresa não está trabalhando à noite, mas sempre nos fins de semana”, garante Rivaldo Melo.

CONHEÇA O PROJETO PARA TRANSFORMAR A PE-15

A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões. A PE-15 liga o Recife a municípios da área norte da Região Metropolitana, cortando as cidades de Olinda e Paulista. Recebe um tráfego de 50 mil veículos por dia e é um importante corredor de transporte público, inclusive onde opera o BRT Norte-Sul.

Já a BR-101 Norte corta Abreu e Lima e Igarassu. Quase 1 milhão de pessoas vivem nas quatro cidades e serão beneficiadas pela iniciativa. No total, serão requalificados 24 quilômetros de rodovias.

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Rivaldo Melo, diretor-presidente do DER-PE - DIVULGAÇÃO

O trecho contemplado envolve toda a PE-15 entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, no limite entre Paulista e Abreu e Lima. E apenas o corredor de ônibus da BR-101 entre o TI Abreu e Lima e o TI Igarassu, em Igarassu.

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A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem
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A intervenção beneficiará toda a PE-15 e a pista central da BR-101 Norte. Por isso o alto valor do investimento: R$ 175,5 milhões - Guga Matos/JC Imagem
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A meta do Estado é acabar toda a requalificação da PE-15 até o meio do ano que vem (2025) - Guga Matos/JC Imagem
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A meta do Estado é acabar toda a requalificação da PE-15 até o meio do ano que vem (2025) - Guga Matos/JC Imagem
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A meta do Estado é acabar toda a requalificação da PE-15 até o meio do ano que vem (2025) - Guga Matos/JC Imagem

Além da requalificação do pavimento, a obra da PE-15 abrangerá intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura de equipamentos como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos; instalação de iluminação em LED; e ainda construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte. A iniciativa visa garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela via.

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