TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus elétrico: transporte público do Grande Recife não terá ônibus elétricos nem menos poluentes financiados pelo Novo PAC

A exceção é o sistema municipal de Jaboatão dos Guararapes, onde a prefeitura da cidade conseguiu financiamento para adquirir 180 micro-ônibus elétricos e 106 micro-ônibus Euro 6, apesar de ter um transporte operado por micro-ônibus, com baixa demanda e sem ter, sequer, bilhetagem eletrônica

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Roberta Soares

Publicado em 10/05/2024 às 16:17 | Atualizado em 10/05/2024 às 16:25
Notícia

O transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife ficou de fora dos R$ 10,6 bilhões destinados ao financiamento para aquisição, pelas empresas operadoras, prefeituras e gestões metropolitanas, de 5.311 novos ônibus menos poluentes. Os recursos fazem parte do estímulo à descarbonização do transporte público urbano do Brasil através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e serão distribuídos com sete estados e 61 municípios.

Apenas uma cidade de Pernambuco será contemplada com recursos para a renovação da frota de ônibus: Jaboatão dos Guararapes, que se inscreveu e conseguiu R$ 140 mihões, mesmo gerindo um transporte operado por micro-ônibus, com baixa demanda e sem ter, sequer, bilhetagem eletrônica.

Na quarta-feira (8/5), o governo federal anunciou o investimento para compra de 2.529 veículos elétricos e 2.782 ônibus Euro 6, além de 39 veículos sobre trilhos para renovar a frota e equipamentos do transporte urbano brasileiro (metrôs e trens). Os investimentos fazem parte do segundo eixo do Novo PAC Seleções - Cidades Sustentáveis e Resilientes. Integram a categoria "Renovação de Frota", a que apresenta o maior investimento.

Renovação de frota e investimentos do Novo PAC:

Ônibus elétricos - 2.529 - R$ 7,2 bilhões
Ônibus Euro 6 - 2.782 - R$ 2,7 bi
Trilhos - 39 - R$ 0,7 bilhões

CRISE NO TRANSPORTE PÚBLICO DO GRANDE RECIFE E ADIAMENTO DA LICITAÇÃO DAS LINHAS DE ÔNIBUS

Divulgação
Cada ônibus Euro 6 custa R0 mil. Já um elétrico não sai por menos de R$ 2 milhões - Divulgação

O governo de Pernambuco apresentou propostas para a renovação da frota do transporte público da RMR, mas nada foi aprovado na validação do Novo PAC Seleções. Um dos entraves, como se comenta no setor, foi a ausência de contrato entre o Estado e seis das oito empresas que operam os ônibus na RMR.

CONFIRA A LISTA DOS ESTADOS E CIDADES QUE FORAM BENEFICIADOS COM A RENOVAÇÃO DA FROTA DE TRANSPORTE PÚBLICO

Apenas os Consórcios MobiBrasil e Conorte estariam aptos a tentar o financiamento para renovação da frota. As outras seis não teriam embasamento legal porque a licitação das linhas não foi concluída pelo Estado e se arrasta há dez anos. A previsão mais recente, inclusive, é que ela seja finalizada somente no fim de 2025 e passe a valer apenas em 2026. Com sorte. 

“A conta chegou. Os adiamentos da conclusão da licitação das linhas de ônibus, realizada ainda em 2014, impediram que os operadores, por exemplo, tentassem o financiamento porque não teriam contratos para validar o pagamento das parcelas. Não havia segurança jurídica para isso. Assim, o transporte metropolitano do Recife ficará de fora dessa renovação, o que é uma pena, ainda mais diante da crise que o setor enfrenta”, lamentou um dos operadores da RMR, em reserva.

PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES VAI ADQUIRIR 180 ÔNIBUS ELÉTRICOS E 106 EURO 6

Fotos: Chico Bezerra/PMJG
Apenas uma cidade de Pernambuco será contemplada com recursos para a renovação da frota de ônibus: Jaboatão dos Guararapes, que se inscreveu e conseguiu R$ 140 mihões, mesmo gerindo um transporte operado por micro-ônibus, com baixa demanda e sem ter, sequer, bilhetagem eletrônica - Fotos: Chico Bezerra/PMJG
Fotos: Chico Bezerra/PMJG
Sistema de Transporte Complementar de Jaboatão dos Guararapes - Fotos: Chico Bezerra/PMJG

Nos planos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está a aquisição de 180 micro-ônibus elétricos e 106 micro-ônibus Euro 6. A iniciativa da prefeitura assusta porque estamos falando de um sistema de transporte operado com veículos de pequeno porte (VPP), velhos, sem a manutenção devida e que, no último Domingo de Páscoa viu um deles atropelar mais de 30 fiéis que acompanhavam uma procissão ao ficar sem freio, matando cinco deles. 

Por outro lado, é impossível negar que Jaboatão dos Guararapes saiu na frente e poderá vir a ser a única cidade de Pernambuco a ter veículos elétricos para chamar de seu.

Por nota, a prefeitura explicou que a renovação dos 286 micro-ônibus que compõem a frota do Sistema de Transporte Complementar é essencial para o processo de implantação da bilhetagem eletrônica, que está em andamento, em Jaboatão.

E que os R$ 140 milhões serão um financiamento, via Caixa Econômica Federal (CEF), assumido pelos permissionários. Assim, eles poderão adquirir micro-ônibus mais modernos e melhor equipados, dentro dos padrões previstos para uso da bilhetagem.

“O processo de implantação da bilhetagem eletrônica começou em 2018, mas houve judicialização por parte de alguns permissionários e só em março conseguimos destravar. A contratação das empresas já foi realizada pela categoria e a prefeitura está fazendo o recadastramento dos permissionários, operadores e veículos. Eles terão prazo para adquirirem novos ônibus, portanto, a seleção no PAC vem facilitar essa compra, proporcionando financiamento em condições especiais”, afirmou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

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