Eleições 2024: mais de 700 mil pessoas devem usar os ônibus e o metrô gratuitos no Grande Recife neste domingo (6), primeiro turno das eleições
Na sexta-feira, governo de Pernambuco e CBTU anunciaram que não haverá cobrança de passagem nos ônibus da RMR e no Metrô do Recife
Pelo menos 750 mil pessoas deverão utilizar os ônibus da Região Metropolitana do Recife e o Metrô do Recife neste domingo (6/10), primeiro turno das Eleições 2024. Na sexta-feira (4), dois dias antes da votação, o governo de Pernambuco e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciaram que seria adotada a Tarifa Zero nos sistemas de transporte público do Grande Recife. Ou seja, passagem de graça para todo mundo, sem restrição.
AS REGRAS PARA A PASSAGEM GRATUITA NOS ÔNIBUS DO GRANDE RECIFE
A gratuidade dos ônibus do Grande Recife não será em todo o horário de operação. Será restrita ao horário das 7h30 às 17h30, meia hora antes de as seções eleitorais abrirem e meia hora depois de fecharem. Por isso, é preciso que o passageiro-eleitor fique atento.
Além disso, as linhas do serviço opcional que operam aos domingos (191 e 195 Porto de Galinhas-Recife) continuarão sendo tarifadas. Além da gratuidade, haverá um reforço da frota de ônibus. Ao todo, a frota em circulação terá um aumento de 386 veículos a mais que nos dias comuns de domingo. Juntos, os ônibus farão 13.197 viagens ao longo do dia.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), o passageiro não vai precisar sequer utilizar o cartão VEM para liberar as catracas. Apenas irá passar pelos bloqueios, que estarão liberados.
As linhas interbairros do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros/Recife-STCP/Recife também serão gratuitas.
A estimativa do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do transporte por ônibus da RMR, é que 700 mil passageiros usem o sistema neste domingo. O custo estimado de um dia de operação gratuita dos ônibus é de R$ 2 milhões, valor que será subsidiado pelo governo do Estado.
AS REGRAS DA GRATUIDADE NO METRÔ DO RECIFE
O Metrô do Recife também terá passagem gratuita no primeiro turno das Eleições 2024. A determinação foi feita pela CBTU um pouco antes do anúncio do governo de Pernambuco O metrô, inclusive, estará operando excepcionalmente para a votação porque desde o dia 1º de setembro o sistema metropolitano está sem operar aos domingos para agilizar serviços de manutenção.
Pelo menos 50 mil pessoas deverão ser beneficiadas pela gratuidade, número equivalente à demanda de passageiros aos domingos no sistema. A decisão da CBTU, assim como a do Estado e de todas as cidades que adotaram a Tarifa Zero ou algum tipo de benefício para o passageiro, teria sido embasada na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, em 2023, que fosse concedida gratuidade nos transportes públicos em todos os Estados do Brasil.
- Eleições 2024: depois do metrô, ônibus também terão passagem de graça no domingo de Eleições no Grande Recife
- Eleições 2024: Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (6), primeiro turno das Eleições
- Eleições 2024: O uso do transporte público na hora do voto
- Metrô do Recife vai funcionar no domingo das eleições, 6 de outubro, confirma CBTU
E, diferentemente dos ônibus, a Tarifa Zero no Metrô do Recife neste domingo será válida durante o horário normal de operação, das 5h às 23h.
AO MENOS 19 CAPITAIS CIDADES TERÃO PASSE LIVRE NAS ELEIÇÕES
Pelo menos 19 capitais estarão oferecendo algum tipo de gratuidade, passe livre e outros tipos de benefícios no transporte público para o eleitor no primeiro turno das Eleições 2024. Entre as maiores capitais do Brasil, seis irão oferecer passagem de graça ao eleitor: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Vale destacar que em São Paulo os ônibus já rodam de graça aos domingos, num projeto que passou a vigorar ainda em dezembro de 2023. Outras capitais também vão adotar algum tipo de benefício ao passageiro-eleitor: Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Vitória (ES).