romoaldo de souza

Ciro Gomes tem dado de ombros para as investidas do PT para convencê-lo de desistir da disputa presidencial

A expectativa dos petistas é de migrar os votos do ex-governador do Ceará e com isso, turbinar a dianteira que Lula (PT) mantém de Jair Bolsonaro (PL) e liquidar a fatura ainda no primeiro turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 18/05/2022 às 7:34
Análise
X

O PT vai para o tudo ou nada na tentativa de convencer Ciro Gomes (PDT) a desistir da disputa presidencial. Até aqui, Ciro tem dado de ombros para as investidas dos interlocutores do Partido dos Trabalhadores. A expectativa dos petistas é de migrar os votos do ex-governador do Ceará e com isso, turbinar a dianteira que Lula (PT) mantém de Jair Bolsonaro (PL) e liquidar a fatura ainda no primeiro turno.

Ocorre que na calculadora de Ciro Gomes - que é bom de números [embora nem sempre confiáveis] - consta cerca de 10% dos votos dados a Lula que poderiam migrar para o candidato do PDT, porque são de eleitores que não aceitariam votar em Bolsonaro.

Da mesma forma, no raciocínio do pedetista, perto de 12% de quem diz que vai votar no atual presidente só o faz para não votar em Lula. Nessa matemática, Ciro acredita que seria a alternativa de terceira via e por isso não abre espaço na agenda para o que ele chamou de “investida sem sucesso”.

Até aqui, a única garantia que os aliados de Lula têm recebido é de que, num eventual segundo turno, Ciro Gomes e Lula estarão lado ao lado. Quatro anos atrás, ele abandonou Fernando Haddad (PT) e foi passear em Paris, enquanto o petista era derrotado por Bolsonaro.

Pense nisso!

Tags

Autor