Mulheres pernambucanas fazem sucesso na marcha dos prefeitos e Amupe lança caderno de boas práticas de políticas públicas para mulheres

Leia a coluna Política em Brasília
Romoaldo de Souza
Publicado em 29/03/2023 às 22:17
Cartilha sobre políticas municipais em favor da mulher faz sucesso em Brasília Foto: Cláudio Gomes/Amupe


Uma das maiores delegações proporcionalmente presentes na 24ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, a representação de Pernambuco, já tinha se destacado no debate sobre a reforma tributária, quando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi um dos palestrantes ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet e Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Ontem foi a vez das mulheres.

Capitaneada por sua presidente, Márcia Conrado (PT), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lançou o primeiro volume do Caderno de Boas Práticas Municipais de Políticas Públicas para Mulheres em Pernambuco, que traz experiências de 39 municípios no âmbito do fortalecimento do papel da mulher na sociedade.

A prefeita de Serra Talhada, no sertão do Pajeú, disse em entrevista ao programa Balanço de Notícias da Rádio Jornal, que “Pernambuco tem se destacado na representatividade feminina na política, elegendo a primeira senadora mulher [Teresa Leitão-PT], a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a vice, Priscila Krause (Cidadania), três deputadas federais - Clarissa Tercio (PP), Maria Arraes (Solidariedade) e Iza Arruda (MDB) - além de mim na presidência da Amupe. Isso mostra que nós mulheres temos capacidade política, o que nos faltava era oportunidade para mostramos que lugar de mulher é onde era quiser, inclusive fazendo política”, afirmou.

O caderno apresenta políticas afirmativas que vêm sendo desenvolvidas no Estado de Pernambuco como o “enfrentamento à violência contra a mulher, o empoderamento feminino”, além de políticas nas áreas da saúde, do trabalho, da assistência social e mulheres trabalhadoras rurais.

A edição do segundo caderno já tem data para acontecer. Será em agosto quando a associação faz seu encontro estadual no Recife. Enquanto não fica concluído o documento, a Amupe quer ouvir os partidos políticos para discutir, também, a cota partidária de 30% de mulheres, que deve nortear as ações das legendas, a partir de agora. “Não apenas a cota de 30%, mas a efetivação desses orçamentos partidários nas nossas políticas e da nossa visibilidade, porque o que queremos mostrar é que temos empatia com a sociedade e seus problemas, capacidade de gerenciamento e precisamos estar representando as mulheres que são maioria na população e precisam ser escutadas e terem seus sentimentos expressados nos lugares do poder público”, resume Márcia Conrado.

Prefeituras amigas das mulheres — Iniciativa da Comissão em Defesa da Mulher, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, escolheu quatro gestões municipais que se destacaram por apresentarem programas de atendimento à mulher, seja na saúde ou no enfrentamento à violência. As cidades de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, com até 25 mil habitantes. Toritama, no Agreste, com até 50 mil moradores. Serra Talhada, também no Sertão, com até 100 mil habitantes e Paulista, com mais de 100 mil habitantes são os municípios que receberão o prêmio "Prefeituras Amigas da Mulher.”

“Não é de hoje que lá no Paulista, estamos trabalhando em todas as áreas do município para dar visibilidade à mulher. A mulher empreendedora, que precisa ter incentivo para tocar seus projeto e participar da vida ativa da cidade. O enfrentamento à situação de vulnerabilidade e sobretudo a política do município que foi o primeiro a implantar a delegacia de atendimento à mulher. E, tudo isso nos deixa muito feliz”, comemorou Yves Ribeiro (MDB).

TAGS
alepe Paulista (município) Yves Ribeiro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory