Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Acostumada a "passar a boiada" em toda "porteira", bancada ruralista resolve travar a pauta do Congresso

Motivo do protesto é o veto do Supremo ao marco temporal

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 22/09/2023 às 19:24

O poeta pernambucano Arnaud Rodrigues (1942-2010) certa vez estava observando a movimentação de uma boiada na serra da Canastra, próximo onde nasce o rio São Francisco. Ele foi lá, pegou um papel de pão, um lápis grafite e começou: “Em cima daquele morro. Passa boi, passa boiada. Passa boiada. Tem movimento paca!”

E por qual motivo eu me lembrei dessa música? Estou resgatando alguns dos mais importantes álbuns da Música Popular Brasileira e “Som do Paulinho” é uma obra prima. Recomendo!

Sim, mas tudo isso é para dizer que a Frente Parlamentar da Agropecuária - estima-se ser composta por 300 dos 513 deputados - divulgou nota contra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que por 9 a 2 rejeitou o marco temporal, argumento jurídico que diz que os indígenas têm direito de ocupar uma determinada terra, que já estivessem ocupando ou disputando sua ocupação em 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da atual Constituição Federal.

“O marco temporal em hipótese alguma retira direito de indígenas, apenas garante um critério objetivo para fins de efetivação de uma política de demarcações”, diz a nota da frente.

Diante disso, os ruralistas decidiram cruzar os braços prometendo que “as pautas como a reforma tributária serão travadas se o Congresso Nacional não conseguir aprovar Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que garantam o direito à propriedade”, conforme ameaçou o deputado Pedro Lupion (PP-PR).

MINHA FRALDA, MINHA VIDA
Nas movimentadas redes sociais dos entregadores por aplicativo não param de chegar memes criticando os absurdos vernaculares de Lula da Silva (PT).

Ao lado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o petista disse que "No caso do Brasil, aquela meninada que trabalha de moto, bicicleta, às vezes não têm banheiro para ir. Às vezes trabalham de fraldão porque não tem banheiro para ir”.

Um meme coloca a foto de Lula e afirma: “olha só quem diz!” O outro, com mais curtidas, anuncia: “Lula vai criar o Programa Minha Fralda, Minha Vida, destinado para os motoboys poderem trabalhar sequinhos”.

PENSE NISSO!
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que não é de dar murro em ponta de faca [há controvérsia], chegou para uma entrevista no Passando a Limpo da Rádio Jornal, trazendo a tiracolo seu assessor especial, Mozart Sales, nome que o PT quer na chapa com João Campos (PSB) para a prefeitura do Recife.

Ontem, na capital pernambucana, a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, sentenciou: “Eu não trabalho com esta opção”, quando consultada sobre o PT ficar fora da chapa. Como no ditado “futebolístico”, falta combinar com os russos. Com tanto Coelho rondando a toca do PSB, quero é só ver onde vai caber o petista. Pense nisso!

A RES PUBLICA DAS BANANAS
Aproveito o Dia Nacional da Banana - celebrado nesta sexta-feira, 22 - para comentar que, em sendo verdadeira a informação do tenente-coronel Mauro Cid dizendo que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) teria apresentado um esboço de um golpe de estado a representantes das Forças Armadas e não saiu preso do encontro, algo está cheirando mal na xepa republicana.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS