Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Pesquisa aponta que brasileiros consideram Hamas um grupo terrorista

Lula torce por Massa. Bolsonaro por Milei. A disputa na Argentina está nesse nível

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 18/11/2023 às 18:19
Guerra entre Israel e o Hamas já contabiliza milhares de civis mortos, entre eles muitas crianças - RONALDO SCHEMIDT / AFP

LULA ERRA SOBRE ISRAEL
66% dos brasileiros ouvidos na pesquisa “Real Time Big Data” disseram que o governo de Israel “está correto” no enfrentamento ao grupo terrorista Hamas. Para 18% são os terroristas que têm razão, enquanto que 16% afirmaram que nenhum dos dois tem razão.

O presidente brasileiro, Lula da Silva (PT), tem evitado rotular o grupo Hamas como terrorista, mas para 73%, o Brasil “deveria clarificar o Hamas como terrorista”, segundo a pesquisa.

A FRASE DO DIA…
…de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Público: “será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”. O ministro tomou essa “drástica medida”, após a morte de uma fã, durante show da cantora Taylor Swift, no Brasil.

SENADO FUSTIGA JUDICIÁRIO
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado programou para esta semana a votação da proposta que vai alterar a Constituição Federal e criminaliza o porte de drogas.

De acordo com o relatório do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), será considerado crime a posse e o porte “independente da quantidade de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. No STF, está em análise a descriminalização “do porte de maconha para o uso pessoal”.

PONTO FACULTATIVO
Brasília e, possivelmente, o Brasil, estão a um passo de comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado.

No Congresso Nacional, uma proposta torna o 20 de novembro como data nacional em homenagem a causa dos negros, mas ainda precisa ser analisada em três comissões, antes de ir ao plenário. No DF, a Câmara Distrital também debate oficializar a data como feriado local.

No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou ponto facultativo. Na segunda-feira, nenhum órgão da administração pública do DF abrirá as portas. “Enquanto aguardamos essa votação no Congresso…”, afirmou o governador.

Em 30 deste mês, o DF volta a parar. Será o Dia do Evangélico. Comércio, serviços e administração pública, tudo vai fechar.

ELEIÇÕES NA ARGENTINA
Que vença o menor pior. Está difícil.

PENSE NISSO!
A coluna lamenta a morte da estudante de psicologia Ana Clara Benevides, após ter passado mal antes do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (17).

E pede empenho de suas Excelências, em favor de milhões de nordestinos que padecem da falta de água - inclusive no Maranhão de onde vem o ministro da Justiça, antes de ser deputado federal e governador.

Pense nisso!

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS