Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

PT aceita punição branda para o deputado Quaquá que deu um tapa em um colega, dentro do Plenário da Câmara

Mas quer punição severa para quem chamou Lula de ladrão

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 23/12/2023 às 20:41 | Atualizado em 23/12/2023 às 20:42
Deputado Washington Quaquá bateu em parlamentar do Republicanos durante promulgação da Reforma Tributária, vice-presidente do PT também usou xingamento homofóbico contra Nikolas Ferreira - Bruno Spada/ Câmara dos Deputados

ATÉ QUE ENFIM
O presidente Lula da Silva (PT) vinha prometendo uma surpresa nas nomeações para cargos no Judiciário. No Supremo Tribunal Federal (STF) não houve novidades - a menos que algum militante considere que Cristiano Zanin e Flávio Dino não já estivessem escolhidos, mesmo antes da vitória apertada contra Jair Bolsonaro (PL).

A advogada Vera Lúcia Santana foi nomeada por Lula para ocupar uma vaga como ministra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela vai substituir a ministra Maria Cláudia Bucchianeri.

OBA APLAUDIO
O presidente da OAB, Beto Simonett, considerou “importante escolha” dizendo que a nomeação de “Vera Lúcia para integrar o TSE é um reconhecimento de sua notável trajetória profissional, destacando-se por sua competência, ética e dedicação à advocacia. Acreditamos que sua atuação contribuirá de maneira significativa para a excelência e a eficiência da Justiça Eleitoral brasileira”.

QUEM É VERA?
Baiana de Livramento de Nossa Senhora, Vera Santana atuou no Governo do Distrito Federal, na gestão de Cristovam Buarque (PT), no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Diferentes movimentos sociais fizeram chegar ao gabinete de Lula o nome de Vera Santana para ocupar uma vaga no STF. Seria a primeira advogada negra na mais alta corte de Justiça. Mas os interesses do governo e do próprio presidente falaram mais alto.

‘VAI SE FORMANDO UM CLIMA…’
…como dizia o narrador esportivo, o PT trabalha por uma punição branda para o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) que deu um tapa na cara de Messias Donato (Republicanos-ES).

Pelas declarações do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que chamou de “grave” o episódio dentro do Plenário, suspender Quaquá é “dos males o menor”, como avalia um petista estrelado.

PANOS QUENTES
O líder do PT, deputado Zeca Dirceu (PR), diz nos corredores da Câmara que “é preciso ir pro pau”. Radicalizar. Menos dado ao diálogo, o que significa dizer que nada aprendeu como o pai, José Dirceu, defensor ardoroso das negociações, Zeca justifica que “somente assim, a gente vai evitar ataques ao presidente como ocorreu”.

Quaquá justifica que deu um sopapo em Messias porque o deputado capixaba integrava um coro que gritava “Lula, ladrão! Teu lugar é na prisão!” Tudo isso, durante a promulgação da reforma tributária.

’TÔ CHOCADO’
O comentário é do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) que prepara representação junto ao Ministério Público contra o “influencer” Raphael Sousa, do portal “Choquei”. Nikolas Ferreira insinua que há uma ligação entre um post do perfil Choquei e a morte de uma jovem de Minas Gerais, Jéssica Canedo.

“Existem linhas de investigações que podem levar a uma responsabilidade penal e cível dos proprietários da Choquei. Iremos acionar o Ministério Público para que apurem os atos irresponsáveis que culminaram na morte dessa jovem mineira”, escreveu no seu perfil no X.

ATIROU NO QUE VIU
Mas deu errado. O sumiço do ministro da Previdência, que viajou à Arábia Saudita para assistir ao jogo do Fluminense contra o Manchester City, poderia ter sido compensado. Caso o time brasileiro fosse o campeão do mundo, Lupi traria uma delegação tricolor para mostrar a taça ao presidente Lula. Deu errado. O time inglês venceu os brasileiros por 4 x 0.

Terça-feira, Lula espera Lupi com uma boa desculpa para viajar sem falar com ele.

PENSE NISSO!
Ganhei um presente! “O Carteiro e o Poeta” do romancista Antonio Skármeta. O livro narra a história de Mario Jiménez, carteiro que encontra-se quase todo dia com o poeta Pablo Neruda (1904-1973).

Se você integra a legião dos que prefere ficar em casa na noite de Natal, recomendo o livro de Skármeta.

É de tirar o fôlego

Bom Natal!

Pense nisso!

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS