Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza

Romoaldo de Souza

Câmara dos Deputados quer discutir vulnerabilidade de sistema prisional

Jair Bolsonaro quer se juntar à nata da extrema-direita

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 14/02/2024 às 20:03 | Atualizado em 14/02/2024 às 21:11
Lula e Lewandowski se reúnem novamente nesta quinta e nome do ex-ministro do STF deve ser anunciado ainda hoje para ocupar o Ministério da Justiça - Evaristo Sá/AFP

POR ESSA LEWANDOWSKI NÃO ESPERAVA
A fuga de “Tatu”, Rogério Mendonça e, “Deisinho”, Deibson Nascimento, do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN), mostra que o sistema prisional vai de mal a pior.

“As primeiras fugas do sistema federal especial tinham de acontecer justamente na nossa gestão”, deve ter pensado o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF). Lewandowski será convidado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara para explicar a fuga e como ele encontrou organizado o serviço.

RESPOSTA RÁPIDA
No início da noite, o ministro da Justiça informou “imediato ‘afastamento na direção e intervenção na Penitenciária Federal em Mossoró”.

O ministro da Justiça “escalou um interventor [cujo nome não foi divulgado] para comandar a gestão da unidade”. O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, foi enviado ao Rio Grande do Norte.

PEDIDO INUSITADO
Pareceu compreensível que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha solicitado “pedido de atendimento especial” à Polícia Federal e à Infraero.

No seu retorno para Brasília, onde já não se sente mais à vontade como antigamente - quatro anos como presidente da República e mais 28 como deputado federal - Bolsonaro queria “evitar abordagens indevidas e exposição”.

‘ME DÁ MEU PASSAPORTE, AÍ!’
Tudo o que o ex-presidente Bolsonaro quer, agora, é garantir presença em encontro da “nata” conservadora mundial que reúne o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente da Argentina, Javier Milei.

Como o passaporte está retido, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro só pode mandar providenciar a passagem se o pedido de sua defesa for deferido.

CONTRATOS DE EÓLICAS
Responsável pela geração de 8,6% da energia produzida no Brasil, considerada uma das melhores e mais “limpas”, a energia eólica entra, na semana que vem, na mira da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O presidente do colegiado, José Priante (MDB-PA), confirmou que “dezenas de reclamações” de contratos feitos por pequenos produtores rurais chegaram à comissão. Os deputados devem analisar acordos para uso do solo entre outros.

PENSE NISSO
E se terminar em quebra-pau?

E se a manifestação que os bolsonaristas querem fazer em São Paulo sair do controle?

Um dos organizadores do ato da Paulista, marcado para 25 de fevereiro, chegou a telefonar para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), recomendando que não autorize duas manifestações na mesma rua.

Até aqui, a “festa das [torcidas] organizadas” não está confirmada.

E se fizerem?

Pense nisso!

 

 

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS