Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Desarticulação do governo leva Planalto a pedir adiamento de sessão do Congresso

Lula usa gravata com desenho de cachorrinhos para homenagear Joca

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 24/04/2024 às 21:56 | Atualizado em 24/04/2024 às 22:17
Pacheco, Lula e Arthur Lira, no Congresso Nacional - RICARDO STUCKERT/PR

FORAM SÓ PERNOITES
Nem com lupa o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encontrou “evidências” de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha procurado a Embaixada da Hungria para pedir asilo político, uma vez que os locais “das missões diplomáticas não são considerados extensão de território estrangeiro”, de acordo com a Convenção de Viena.

“Razão pela qual não se vislumbra, neste caso, qualquer violação a medida cautelar de proibição de se ausentar do país”. Segundo Moraes, mesmo que o ex-presidente tenha passado duas noites na embaixada húngara, em meio ao Carnaval, a “situação fática permanece inalterada, não havendo necessidade de alteração nas medidas cautelares já determinadas”.

CENTRÃO COM ORÇAMENTO
A toda poderosa Comissão Mista do Orçamento vai ser comandada pelo deputado Júlio Arcoverde (PP-PI). Apadrinhado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), Arcoverde ressaltou a “parceria” e a “lealdade”, sobretudo “pela confiança em nossa atuação parlamentar”.

A partir do momento da escolha, seu gabinete no 7º andar do anexo 4º, passou a ser “bastante frequentado”, como destaca o piauiense. O senador Angelo Coronel (PSD-AL) será o relator.

SEM VOTOS, SEM VETOS
De calculadora na mão, o governo do presidente Lula da Silva (PT) pediu o adiamento, mais uma vez, da sessão do Congresso Nacional para analisar vetos do governo a projetos aprovados por deputados e senadores. Nova reunião está marcada para 8 de maio.

“Não deixa de ser importante, esse adiamento. Teremos mais tempo para articulações”, comemora Diogo Victor, presidente da Adeppe (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco).

LULA É JOCA
O presidente Lula cobrou providências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Gol para que apurem responsabilidades pela morte de Joca, um cão Golden-retriever que morreu de parada cardíaca após ter sido embarcado em um voo errado da companhia aérea.

“Eu acho que a Gol tem que prestar contas. Eu acho que a Anac tem que fiscalizar isso, e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil”, disse o presidente, usando uma gravata com desenhos de cachorrinhos.

VIAGENS DE ANIMAIS
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, convocou representantes das três maiores empresas aéreas - Gol, Latam e Azul - “para debater formas de aprimorar o transporte de animais em voos domésticos”, conforme diz o convite.

PENSE NISSO!
Não deixa de ser importante alerta para o governo, declarações do presidente da Câmara, Arthur Lira, que concluiu que o projeto de recriação do imposto sindical “não tem a menor chance de prosperar”.

O pai da criança, ministro Luiz Marinho, do Trabalho, quer a contribuição compulsória”, segundo ele, “para recompor o caixa das entidades sindicais”.

- Eu conversei com o ministro Marinho e disse a ele que se o plenário da Câmara sentir o cheiro de que ele está querendo alterar a reforma trabalhista, os projetos irão a plenário e nós derrubaremos.

O governo quer dar uma de esperto, mas Lira não nasceu ontem.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS