Congresso não abre mão de orçamento secreto
Lula da Silva (PT) está se tornando um especialista em criar cortina de fumaça quando seu governo entra em crise. Agora é a celeuma com a Nicarágua
DISFARÇA…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes mandou um dos seus juízes auxiliares ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Proibidos pelo STF de manterem contato, Bolsonaro e Valdemar estiveram juntos em São Paulo (SP) na convenção do MDB que sacramentou o nome do prefeito Ricardo Nunes para disputar a reeleição.
… E FOGE
Recentemente, na sede do partido em Brasília, quando Bolsonaro e seus seguranças [sim, ex-presidentes da República têm direito a segurança] pararam na garagem do prédio e entraram no elevador 1, Valdemar Costa Neto deixou o ambiente, embarcou no elevador 2 e foi cada um para o seu compromisso.
NOVA DR
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, já não tomavam mais o mesmo cafezinho, mas agora a xícara entornou de vez. Silveira defendeu que a petroleira recompre a Refinaria de Mataripe, vendida em 2021, por US$ 1,65 bilhão. “A gente tem aqui centenas de propostas submetidas que estão sendo analisadas. Temos a obrigação de avaliar e em caso de se julgar um negócio minimamente interessante. Nesse momento, não tenho sequer isso”, antecipou Chambriard. O ministro vai insistir com o negócio.
MEU RELÓGIO…
“Chateado pra caramba”, como confidenciou à coluna um ministro de Estado, o presidente Lula da Silva (PT) estaria [porque ainda não está] disposto a entregar ao acervo público um possante relógio que ele ganhou da fabricante Cartier, em 2005.
…MEU ROSCOFE
Após decisão do Tribunal de Contas da União [cada vez que uso o verbo para atividades “jurídicas” do TCU, sinto urticária], Lula quer se ver livre da encrenca que pode isentar Bolsonaro da responsabilidade de ganhar e vender presentes com o Melquíades, o cigano que vendia bugigangas no povoado de Macondo, em “Cem Anos de Solidão,” de Gabriel García Márquez {1927-2014).
NO PIX?
Advocacias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal se juntaram para apresentar agravo contra decisão do ministro Flávio Dino, do STF, que limitou a execução de emendas do Orçamento, chamas de “pix”, liberadas sem exigência de qualquer tipo de contrapartida do gestor beneficiado.
OU NO CRÉDITO?
No argumento do Congresso Nacional, os advogados das duas Casas Legislativas negam “qualquer afronta ao princípio da publicidade” nem que “viole quaisquer direitos dos cidadãos relacionados ao controle” das contas públicas. O presidente da corte, Luiz Roberto Barroso, antecipou a pauta de julgamentos para incluir essa decisão liminar [provisória] de Dino, que até 20 de fevereiro deste ano, era senador pelo Maranhão.
PENSE NISSO!
Cortina de fumaça é uma tática militar que foi usada durante a 1ª Guerra Mundial e consiste em fazer sobrevoar um avião soltando excessiva quantidade de fumaça para esconder navios aliados, enquanto eles avançavam rumo ao espaço do inimigo.
Na malandragem política, os palácios lançam “cortinas de fumaça”, chafurdam a vida da sociedade, enquanto avançam contra o bolso do contribuinte pagador de impostos, distraem os adversários ou fazem a imprensa sucumbir no debate daquilo que não tem a menor importância.
Como por exemplo essa briguinha de compadres [compadre pode, não é?] de Lula com o amigo e ditador nicaraguense, Daniel Ortega que de adversários não têm absolutamente nada. A Nicarágua expulsa o embaixador brasileiro. O Brasil expulsa a embaixadora nicaraguense. Parece que o mundo está caindo. Mera cortina de fumaça.
O que está caindo é a popularidade do presidente, o jeito raivoso de Lula governar e o apoio popular aos candidatos próximos do petista.
Pense nisso!