UOL - O melhor conteúdo
Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Presidente Lula vai à ONU com propostas sem apoio internacional

Antes tarde: Ministério da Saúde vai realizar campanha contra dengue, após número de casos bater recorde. "Verão com menos dengue", disse o presidente

Publicado em 18/09/2024 às 19:27

VACINA DA DENGUE
O governo federal vai se antecipar ao Ædes ægypti, também chamado de mosquito da dengue, e uma campanha será lançada nos próximos dias. “Verão com menos dengue”, promete o presidente Lula da Silva (PT).

VIÚVAS DE TERRORISTAS
O Palácio do Planalto não decepciona, nunca. Uma semana antes de defender a abertura do Conselho de Segurança da ONU, o governo brasileiro condenou ataques aos terroristas do Hezbollah. Segundo agências internacionais, o governo de Israel teria modificado pagers - conhecidos no Brasil como bipes - usados em áreas remotas do Líbano. “[Os ataques] Demonstram que, lamentavelmente, têm sido inócuos os múltiplos apelos da comunidade internacional para que atores no Oriente Médio exerçam máxima contenção”, diz uma nota do Itamaraty.

TIRA A MÃO DO MEU ‘X’
Com boa parte das aulas suspensas em Brasília, em função da fumaça que poliu o ar da capital federal, a geração millennial está sem ter o que fazer. Passando no hall de entrada de um prédio onde residem deputados federais, um grupo de jovens buscava o que fazer e reclamava do bloqueio à plataforma, imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal (STF).

- Ei, “Xandão”! Tira a mão do meu ‘X’”. Aos poucos, o aplicativo vai voltando a funcionar.

‘INTELECTUAIS’ APOIAM BLOQUEIO
Um grupo de intelectuais que se autointitula de esquerda divulgou manifesto apoiando a decisão da Justiça brasileira, quer dizer, o ministro Alexandre de Moraes, que bloqueou o “X”.

“O caso brasileiro se tornou a principal frente no conflito global em evolução entre as grandes corporações de tecnologia e aqueles que buscam construir um espaço digital democrático e centrado nas pessoas, com foco no desenvolvimento social e econômico”, dito documento da intelectualidade.

UM OLHO NO PEIXE
O ministro da Pesca e Aquicultura tirou férias até o primeiro turno das eleições municipais, assim como tinha feito o colega de Esplanada, Luiz Marinho, Trabalho e Emprego: “para apoiar os aliados na campanha eleitoral”.

OUTRO NA FRIGIDEIRA
A comitiva do presidente Lula rumo a Nova Iork, no fim de semana, está repleta de parlamentares. São 25 ao todo, incluindo os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB-MG). Pedro Campos (PSB-PE) também foi convidado. Mas os ministros com pouca agenda com Lula estão enciumados. Qual seria o motivo do convite à ministra Esther Dweck, Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

ALAÍDE COSTA INDICADA AO GRAMMY COM MÚSICA DE PERNAMBUCANO
Enquanto duram as celebrações dos 70 anos de carreira, a cantora Alaíde Costa recebe a indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa. A dama da MPB interpreta "Ata-me", composição de Junio Barreto, pernambucano de Caruaru. A artista reafirma sua relevância no cenário musical, nessa performática canção que combina sua voz única com arranjos sofisticados, cativando o público e a crítica. Não é para menos:
“Me mastiga, mata a tua fome e que dói dentro de ti
Aberto, arranca, dá uma vaga dor, dá outra solidão
Entre e, se quiseres, mora, habita, mas ata-me”.

PENSE NISSO!
O jornalista pernambucano Lula Costa Pinto conta que certa vez estava com o presidente da Câmara, Ulysses Guimarães (1916-1992), antecipou o que viria pela frente.

- Está achando ruim essa composição [do Congresso]? Espera a próxima: será pior. E pior, e pior.

Passando digamos uns 30 anos dessas conversa de Ulysses com Lula, o jornalista, e você liga a rádio Senado e lá vem a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) acusando brigadistas do Ibama e do ICMBio de serem causadores de incêndios, sem apresentar nenhuma prova.

- Eles [a esquerda] acusam a direita e o agro de incendiários”, mas “O Xingu está em chamas porque os brigadas estão fazendo uso das queimadas prescritas”, acusou.

A prática é empregada como parte do manejo integrado do fogo, para prevenção de incêndios, mas não usada nessa época do ano.

Ulysses Guimarães tinha razão.

Não Pense nisso!

 

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories