Polícia

Saiba o dia da semana e horário que mais se mata em Pernambuco

Estatísticas são da Secretaria de Defesa Social (SDS), com base nos dados do ano de 2020

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 29/01/2021 às 16:59
Notícia
X

Os Homicídios em Pernambuco cresceram em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus. O aumento, como já revelado nesta coluna, foi de 8,4% em relação ao ano anterior. No total, 3.759 pessoas perderam a vida de forma violenta. Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) traçaram os dias de semana e horários em que os assassinatos ocorreram em todo o Estado.

O domingo foi o dia da semana em que houve maior número de registros. No total, 691. O sábado, 622. Juntos, os dois dias representam 34,9% das ocorrências. Possíveis explicações: nos fins de semana há menos pessoas circulando nas ruas. Além disso, é quando há mais crimes de proximidade, que são aqueles que acabam em morte por causa de uma discussão banal entre parentes, vizinhos ou conhecidos. O consumo de bebidas alcoólicas é outro fator que está interligado.

A SDS também aponta o horário em que mais se mata. E esse é mais fácil: o turno da noite. No total, 41% dos homicídios ocorreram nesse turno. Pouca movimentação e locais sem iluminação são fatores que contribuem para esse resultado. Por isso, a questão da iluminação pública é tão cobrada pelo Estado aos municípios como forma de prevenção à violência. 

Tags

Autor