Polícia

Saiba o dia da semana e horário que mais se mata em Pernambuco

Estatísticas são da Secretaria de Defesa Social (SDS), com base nos dados do ano de 2020

Raphael Guerra
Raphael Guerra
Publicado em 29/01/2021 às 16:59
Notícia
Reprodução/TV Jornal
Violência cresceu em Pernambuco no ano de 2020. Homicídios subiram 8,4% em relação a 2019 - FOTO: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Os Homicídios em Pernambuco cresceram em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus. O aumento, como já revelado nesta coluna, foi de 8,4% em relação ao ano anterior. No total, 3.759 pessoas perderam a vida de forma violenta. Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) traçaram os dias de semana e horários em que os assassinatos ocorreram em todo o Estado.

O domingo foi o dia da semana em que houve maior número de registros. No total, 691. O sábado, 622. Juntos, os dois dias representam 34,9% das ocorrências. Possíveis explicações: nos fins de semana há menos pessoas circulando nas ruas. Além disso, é quando há mais crimes de proximidade, que são aqueles que acabam em morte por causa de uma discussão banal entre parentes, vizinhos ou conhecidos. O consumo de bebidas alcoólicas é outro fator que está interligado.

A SDS também aponta o horário em que mais se mata. E esse é mais fácil: o turno da noite. No total, 41% dos homicídios ocorreram nesse turno. Pouca movimentação e locais sem iluminação são fatores que contribuem para esse resultado. Por isso, a questão da iluminação pública é tão cobrada pelo Estado aos municípios como forma de prevenção à violência. 

Comentários

Últimas notícias