Sargento da PM acusado de matar a esposa, no Grande Recife, é excluído da corporação
Após dois anos, Secretaria de defesa Social publicou punição ao policial militar
Um 3º sargento da Polícia Militar de Pernambuco foi excluído da corporação pela acusação de assassinar com um tiro a esposa no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O crime foi em 26 de maio de 2019, ou seja, há exatamente há dois anos. A portaria que determinou a demissão do policial Nargel Nunes do Carmo foi assinada pelo pelo secretário de Defesa Social (SDS), Antônio de Pádua.
De acordo com as investigações, à época dos fatos, o policial invadiu a academia de ginástica onde estava a esposa, Cleodenice Maria da Silva, de 42 anos, e atirou nela. A vítima chegou a ser socorrida por alunos do estabelecimento e levada para um hospital, mas não resistiu. O crime teria sido motivado, segundo a polícia, porque o policial achava que estava sendo traído.
Logo após o assassinato, ele se apresentou no 1º Batalhão da PM e informou que a arma usada era particular. Ele foi preso em flagrante pelo crime. A vítima deixou dois filhos - na época eles tinham 22 e 13 anos.
Na esfera administrativa, a Corregedoria da SDS decidiu pela punição máxima: a exclusão da corporação. Na esfera criminal, ele segue respondendo ao processo. A Primeira Vara Criminal da Comarca de Paulista ainda decidirá se o policial militar irá a júri popular pelo assassinato da esposa.
FEMINICÍDIOS EM ALTA
Entre janeiro e abril deste ano, 38 mulheres foram vítimas de feminicídio em Pernambuco, segundo estatísticas da SDS. Foram dez casos a mais do que no mesmo período de 2020. Um aumento acumulado de 35,7%. Somente no mês passado, foram 11 vítimas - um recorde nunca visto desde o ano de 2017, quando a SDS começou a contabilizar os feminicídios no Estado.
E os números chamam ainda mais atenção porque os homicídios de mulheres (incluindo os feminicídios e outras motivações) também cresceram no Estado. Foram 85 registros entre janeiro e abril contra 76 no mesmo período do ano passado.