EXCLUSIVO

Número de policiais militares expulsos cresceu 200% em Pernambuco

Nos nove primeiros meses deste ano, a Corregedoria da SDS concluiu que 39 PMs deveriam deixar a corporação por crimes comprovados em investigações

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 13/12/2021 às 6:30
Notícia
X

Mesmo sem 2021 ter chegado ao fim, Pernambuco já atingiu o mais alto número de policiais militares expulsos nos últimos anos. Levantamento obtido pela coluna Ronda JC, a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), revela que 39 PMs foram excluídos da corporação entre janeiro e setembro deste ano, após investigações conduzidas pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). Se comparado com todo o ano de 2020, quando 19 militares foram expulsos, a diferença chega a 200% - e pode aumentar, pois ainda não não foram divulgados os dados do último trimestre deste ano. Ao longo de 2019, oficialmente, foram 35 exclusões. 

As punições estão relacionadas a acusações de crimes como homicídios, associação criminosa, entre outros. O assunto volta à tona no momento em que uma abordagem policial, que resultou na morte de um adolescente de 17 anos, está sendo questionada pela família dele. O caso foi registrado em Sítio dos Pintos, Zona Norte do Recife, no último sábado (11).

Parentes contaram à reportagem da TV Jornal que Vitor Kauã Souza da Silva estava na garupa a caminho de uma farmácia para comprar remédios para a mãe do amigo, que pilotava a moto. Em abordagem, policiais teriam pedido para que eles parassem, mas o motociclista não teria obedecido por não ter carteira de habilitação. Então, os tiros foram efetuados. Vitor morreu pouco depois de ser socorrido. O amigo não se feriu. 

ARTES/JC
PUNIÇÕES POLICIAIS WEB - ARTES/JC

A versão oficial divulgada pela Polícia Militar é de que a equipe soube, por meio de populares, de uma dupla que estava praticando assaltos no local em uma motocicleta. "Os policiais seguiram em diligências e visualizaram os suspeitos, que ao perceberem a presença do efetivo policial efetuaram disparos de arma de fogo contra os PMs, que revidaram a injusta agressão, atingindo um dos suspeitos."

A Corregedoria da SDS e a Polícia Civil informaram, nesse domingo (12), que estão investigando as circunstâncias da morte do adolescente. 

DEMISSÕES NA POLÍCIA CIVIL

Levantamento também aponta punições para policiais civis. Em 2019, foram instaurados 140 procedimentos em desfavor de agentes, comissários ou delegados. Em 2020, foram 133. De janeiro a setembro de 2021, o total foi de 81 instaurações.

Especificamente quanto às demissões de policiais civis após procedimentos na Corregedoria Geral da SDS, em 2019 houve 10 policiais civis demitidos. Em 2020, foram 7. E de janeiro a setembro de 2021, houve 12 demissões de policiais civis.”

 

Tags

Autor