CRIME

Justiça marca júri popular de acusado pelo 1º feminicídio de 2021 em Pernambuco

A manicure Dione Gomes da Silva foi morta e teve o corpo jogado no rio no Recife. O namorado é réu pelo crime

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 19/05/2022 às 20:00 | Atualizado em 19/05/2022 às 21:12
Notícia
X

A 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital marcou para o próximo dia 15 de junho o júri popular do mototaxista Maurício Alves de Andrade. Ele é réu pelo feminicídio da namorada, a manicure Dione Gomes da Silva, de 40 anos, no Recife. Esse foi o primeiro caso de feminicídio registrado pela polícia pernambucana em 2021. 

De acordo com as investigações, Dione saiu de casa, localizada no município de Camaragibe, no Grande Recife, para visitar o namorado, Maurício Alves de Andrade, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital, na noite do dia 03 de janeiro. 

Horas mais tarde, depois de uma discussão, ela teve o corpo jogado por ele no Rio Tejipió, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Maurício foi preso, no dia seguinte, após se apresentar à polícia na companhia de um advogado.

Buscas foram feitas pelo Corpo de Bombeiros e, dois dias depois, o corpo de Dione foi encontrado no rio. 

Segundo a filha da vítima, que terá o nome preservado, o casal manteve um relacionado, marcado por ciúmes, por nove meses. "Ele não deixava ela fazer nada. Até um riso que ela desse incomodava ele, chegou ao ponto até de ela terminar com ele, mas como ela tinha o coração mole, ela voltou com ele", contou a filha, à TV Jornal, na época.

COMO SERÁ O JÚRI POPULAR

Maurício Alves de Andrade responde pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver. Ele permanece preso aguardando o julgamento.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que o júri popular, no dia 15 de junho, começará a partir das 9h. Haverá sorteio dos sete jurados e, na sequência, o interrogatório do réu. Isso porque não foram arroladas testemunhas pelo Ministério Público, nem pela Defensoria Pública, nem pela assistência à acusação.

Em seguida haverá a fase de debates, quando acusação e defesa vão apresentar seus argumentos ao júri. E, por fim, a sentença. 

O acesso ao público está permitido, inclusive aos profissionais de imprensa. No entanto, por determinação do juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques, não serão permitidas filmagens/gravações audiovisuais no plenário.

ESTATÍSTICAS

ARTES/JC
Números da violência - ARTES/JC

Segundo a secretaria de Defesa Social (SDS), 86 casos de feminicídio foram contabilizados em Pernambuco no ano de 2021. Já em 2020, foram 75. O aumento foi de 14,6% - uma média de uma morte violenta a cada quatro dias.

Ao mesmo tempo em que esse tipo de crime cresceu, as denúncias de violência doméstica caíram nas delegacias da Polícia Civil. O ano de 2021 terminou com 40.846 queixas de mulheres - uma queda de 1,84% em relação às 41.612 denúncias registradas em 2020. 

 

Tags

Autor