Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
PORTE DE ARMAS

O que pensa Lula sobre armas? Lula vai limitar porte de arma no Brasil? Entenda

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu durante a campanha aumentar o controle sobre a venda de armas

Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 06/11/2022 às 14:57 | Atualizado em 06/11/2022 às 15:25
"Vamos estabelecer um novo padrão de controle", disse Lula sobre venda de armas - MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil 

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu durante a campanha aumentar o controle sobre a venda de armas. O petista pretende criar o Ministério da Segurança Pública.

“Nós, com o Ministério da Segurança, vamos estabelecer um novo padrão de controle. Não é possível que a gente não tenha nenhum controle das armas que são vendidas nesse país”, disse à imprensa no segundo turno.

Governo Lula terá novos ministérios; veja detalhes 

Segundo ele, as medidas que facilitaram o acesso a armas e munições nos últimos anos acabaram beneficiando as organizações criminosas. “O que nós estamos vendo é o narcotráfico se preparando, se modernizando, com autorização do governo, para poder enfrentar não só a polícia, mas a tranquilidade da sociedade brasileira”, enfatizou.

Conforme o Instituto Sou da Paz, no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram publicadas mais de 40 medidas para facilitação de compra, porte, ampliação de tipos de armas, calibres e acessórios disponíveis para civis, assim como aumento dos limites quantitativos de armas e munições que podem ser compradas.

O número de armas registradas nas mãos de colecionadores, caçadores e atiradores esportivos (CACs) já passa da casa de 1 milhão, segundo levantamento dos Institutos Igarapé e Sou da Paz. Desde o início do governo Bolsonaro, a quantidade de armas para esse grupo aumentou 287%.

O número de CACs subiu 474%, passando de 117.467 em 2018 para 673.818 até 1º de julho deste ano. A categoria pode adquirir de revólveres a fuzil, com direito a 60 armas, sendo 30 de uso restrito. Para colecionadores não há limite. O País tem hoje mais de 2 mil clubes de tiro.

Fronteiras

Lula também pretende focar no combate ao tráfico de armas e drogas na região de fronteira. “Nós vamos ter que construir policiais especiais, uma nova polícia nacional que possa dar conta do recado”, disse

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS