covid-19

Pernambuco tem 10 novas mortes e mais 154 novos casos de coronavírus. Total de infectados chega a 555

São 56 mortes pela Covid-19 no Estado

JC
JC
Publicado em 09/04/2020 às 12:06
Notícia
THOR DEICHMANN/PIXABAY
. - FOTO: THOR DEICHMANN/PIXABAY
Leitura:

Atualizada às 18h05

Em novo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nesta quinta-feira (9), Pernambuco conta com 154 novos casos de coronavírus. Com isso, o Estado totaliza 555 casos confirmados da doença. Ainda foram confirmados mais 10 óbitos (4 mulheres e 6 homens, com idades entre 49 e 93 anos), ocorridos entre os dias 5 e 7 de abril. Com isso, somam 56 mortes pela Covid-19. Segundo a SES-PE, 49 pacientes estão curados. 

» Entenda a polêmica sobre a liberação de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento do coronavírus

» Pernambuco vacina 91,7% dos idosos contra gripe e atinge meta da primeira fase da campanha

» Recife passa a contar com mais um hospital da campanha, com 38 novos leitos para pacientes com o novo coronavírus

Assim, Pernambuco registrou novo recorde de resultados liberados da covid-19 em um único dia. Com mais 154 casos, superou o número dessa terça-feira (7), quando foram confirmados 129 casos entre a segunda e terça-feira. Sobre o recorde da terça, a SES-PE explicou que o aumento do número dos casos foi causado pela ampliação da testagem do novo vírus no Estado e que, muitos dos laboratórios privados não processam exames nos finais de semana, ou seja, muitos desses casos foram acumulados ao longo do final de semana.

Dos 555 infectados, 246 estão em isolamento domiciliar e 209 internados, sendo 29 em UTI/UCI e 180 em leito de isolamento. Os casos confirmados estão distribuídos por 35 municípios (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Paudalho, Passira, Catende, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Frei Miguelinho, Garanhuns, Capoeiras, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Perfil dos novos óbitos

1 - Homem, 49 anos, residente de Garanhuns. Óbito em 07.04. Não relatou comorbidade.

2 - Mulher, 73 anos, residente do Recife. Óbito em 07.04.Tinha diabetes.

3 - Mulher, 80 anos, residente do Recife. Óbito em 06.04. Tinha hipertensão.

4 - Homem, 58 anos, residente do Recife. Óbito em 07.04. Sem relato de comorbidade.

5 - Homem, 74 anos, residente do Recife. Óbito em 06.04. Tinha hipertensão, diabetes e era cardiopata.

6 - Homem, 72 anos, residente do Recife. Óbito em 05.04. Tinha encefalite e AVC prévio com sequela.

7 - Homem, 84 anos, residente em São Lourenço da Mata. Óbito em 06.04. Era tratado para hepatite C e ex-tabagista.

8 - Mulher, 64 anos, residente no Cabo de Santo Agostinho. Óbito em 07.04. Tinha diabetes, hipertensão, reumatismo, artrose e era cardiopata.

9 - Mulher, 93 anos, residente no Recife. Óbito em 07.04. Tinha diabetes, hipertensão e demência vascular.

10 - Homem, 64 anos. Residente do Cabo de Santo Agostinho. Óbito em 06.04.Tinha diabetes, hipertensão e AVC recente.

Paulo Câmara pede que pernambucanos não viajem na Semana Santa

O governador Paulo Câmara (PSB) endereçou aos pernambucanos o pedido de que não viajem na Semana Santa. A declaração foi dada nesta quinta-feira (9), véspera de feriado.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias